São Paulo, segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CET afirma que estudo de engenheiro é independente

Estimativa da companhia inclui veículos de todo tipo

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET informou que a estimativa de 1,5 milhão de automóveis circulando por dia na capital paulista é resultado de estudo "independente" feito por Carlos Eduardo Paiva Cardoso e que não tinha "informações suficientes a respeito para fazer uma avaliação".
Segundo a companhia, Cardoso está de férias, em viagem -a Folha deixou recado na casa dele e enviou e-mail na quinta, mas não obteve resposta. O estudo foi inscrito num congresso da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), há três semanas em Curitiba.
A CET diz que a sua estimativa de 3,5 milhões de veículos que circulam por dia (incluindo todos os tipos e também os de passagem) é feita a partir de medições em algumas vias.
Cardoso usou como referências a Origem/Destino do metrô (a mais importante pesquisa de transporte da Grande São Paulo, a partir de entrevistas).
Essa pesquisa identifica a quantidade de viagens por tipo de transporte, mas não a de veículos. Para transformar os dados, Cardoso partiu da hipótese de que a maioria absoluta dos motoristas dirige um só carro ao longo do dia e que um carro não é dirigido por mais de uma pessoa no mesmo dia.

Texto Anterior: Só 1/3 dos carros de São Paulo circula por dia
Próximo Texto: Moacyr Scliar: A história na laxa de lixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.