São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medida prejudica inclusão social, diz sindicato das universidades privadas

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA FOLHA RIBEIRÃO
DA AGÊNCIA FOLHA

O presidente do Semesp (sindicato que representa as universidades privadas de São Paulo), Hermes Figueiredo, afirmou que fechar vagas prejudica a inclusão social de estudantes de baixa renda.
"O próprio MEC defende que mais alunos, principalmente de baixa renda, entrem no ensino superior. Fechar vagas prejudica a inclusão social, que é uma bandeira do governo", disse.
Figueiredo disse também que, em geral, as vagas cortadas já estavam ociosas. "Agora, se forem cortar vagas que seriam preenchidas, isso pode causar demissão de professores."
José Nasser, diretor da Unip, disse que a instituição ainda não recebeu proposta alguma de redução de vagas.
O orientador de ensino da Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (RJ), Carlos Alberto, afirmou que a faculdade já assinou um acordo com o MEC para reduzir o número de vagas de 1.000 para 670.
Já o reitor da Unicastelo, Gilberto Luiz Moraes Selber, diz considerar a iniciativa importante na defesa dos alunos.
A coordenadora do curso de direito da Fadisc (Faculdades Integradas de São Carlos), Lara Seneme Ferraz, disse que a instituição ainda não discutiu com o MEC o fechamento de vagas.
A Faculdade Integral Cantareira informou que tem 98% de índice geral de satisfação expressado por seus alunos, medido pela avaliação institucional em novembro.
O diretor-acadêmico de direito da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), Luiz Carlos de Aquino, disse que a instituição recebeu nesta semana do MEC um termo indicando melhorias no curso.
O Grupo Anhangüera Educacional, mantenedor da Faculdade Comunitária de Campinas, disse por meio da assessoria que irá aguardar comunicado do MEC acerca da questão.
A reportagem não conseguiu contato, ontem, com a direção da Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares) e com a Universidade de Mogi das Cruzes . Não responderam ao contato da Folha a Universidade de Santo Amaro, Abeu Centro Universitário (RJ) e Uniban.


Texto Anterior: 23 cursos de direito terão de reduzir vagas
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: "Caso este e-mail foi enviado por engano..."
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.