São Paulo, sexta, 27 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU prepara missão e aguarda sinal verde

PRISCILA LAMBERT
da Reportagem Local

A ONU (Organização das Nações Unidas) formou uma missão com sete especialistas de diferentes países para visitar Roraima e analisar a situação no Estado. A missão só aguarda sinal verde do governo brasileiro para vir ao país.
Segundo o chefe do Departamento de Ajuda Emergencial para o Meio Ambiente da ONU (em Genebra), Vladimir Sakharov, que está coordenando a formação da missão, a ONU está pronta para ajudar o país no combate ao megaincêndio na Amazônia. "Nossos especialistas estão em stand by. Esperamos partir o mais rápido possível, mas precisamos aguardar uma formalização de pedido do governo brasileiro", diz.
A missão terá especialistas atuando na questão logística (planejamento), no combate ao fogo e na questão ambiental. Sakharov não quis informar detalhes. Segundo ele, a ONU não pode planejar todas as estratégias sem discuti-las antes com o governo do Brasil. "Espero ter um posicionamento das autoridades brasileiras até amanhã (hoje), quando poderei falar com mais segurança sobre as estratégias da missão."
A Folha localizou um dos membros da missão, Rafael Rodrigues Capetillo, que é coordenador de recursos naturais do escritório regional para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com sede no México. Capetillo diz que sua função será a de avaliar os prejuízos que o fogo em Roraima está causando ao meio ambiente e coordenar o auxílio internacional na região. "Recebi ontem a convocação para ir à Roraima, sem data definida. Mas a informação que recebi é de que, possivelmente, estaremos chegando ao Brasil no fim-de-semana."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.