São Paulo, segunda-feira, 27 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano de metas terá reuniões temáticas

Audiências hoje e amanhã debatem objetivos para áreas específicas propostos pelo prefeito Kassab

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo realizará hoje e amanhã mais duas audiências públicas -desta vez, temáticas- sobre o seu plano de metas, conjunto de obras e ações previstas para serem realizadas até o final da gestão Gilberto Kassab (DEM).
Batizado de Agenda 2012, o plano geral já foi apresentado em audiências públicas em 29 das 31 subprefeituras na semana passada. As reuniões marcadas para hoje e amanhã tratarão dos objetivos para áreas específicas (veja quadro ao lado).
Na quarta-feira, às 19h30, as duas últimas audiências públicas de apresentação do plano, nas subprefeituras de Santo Amaro (zona sul) e São Mateus (zona leste), encerrarão o ciclo.
O plano contém 223 metas organizadas em seis eixos, cada um deles contemplando determinadas áreas da gestão -há áreas que aparecem em mais de um eixo. Indicadores de desempenho de cada meta serão divulgados semestralmente pelo governo, para que a população acompanhe as ações.
Hoje às 20h, na Subprefeitura de Pinheiros (zona oeste), serão discutidas as metas de três eixos: Cidade Criativa -que envolve cultura, turismo e esporte-, Cidade de Oportunidades -que abrange trabalho e planejamento- e Cidade Eficiente -relacionada a finanças e negócios jurídicos.
Já amanhã, às 19h, na Umapaz, no parque Ibirapuera (zona sul), serão abordados outros três eixos; Cidade de Direitos -que envolve educação, assistência social, saúde e habitação-, Cidade Sustentável -transporte, ambiente e infraestrutura- e Cidade Inclusiva, sobre segurança, habitação e desenvolvimento urbano.
Entre as metas apresentadas estão, por exemplo, a ampliação de cinco para sete horas diárias de aula nas escolas municipais de ensino fundamental, a implantação de 66 km de corredores de ônibus e a reforma de 600 km de calçadas.
A elaboração do plano é prevista em lei desde o ano passado, quando uma emenda à Lei Orgânica do Município passou a obrigar o prefeito a declarar os objetivos que pretende cumprir até o fim do mandato. Kassab é o primeiro a fazê-lo.
Na semana passada, a Folha acompanhou a audiência pública de apresentação na Subprefeitura de Pinheiros, na qual moradores cobraram metas organizadas por distrito, o que a prefeitura já tratou de divulgar -mas apenas para algumas metas- no site do projeto.
A reclamação havia surgido na primeira audiência pública sobre o projeto, no início deste mês na Câmara. Na ocasião, também houve queixas sobre a falta de especificação de prazos para cada um dos objetivos.


Texto Anterior: Área protegida no City Lapa é ampliada
Próximo Texto: Candidatos a postos da PM do Rio farão exame antidrogas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.