São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Saio de casa na sexta e trabalho até domingo"

DA AGÊNCIA FOLHA

O cardiologista Marcelo Guedes, 41, ligado a cooperativas médicas, é um dos oito cirurgiões que suspenderam, de 16 a 24 deste mês, a realização de cirurgias agendadas nos dois únicos hospitais credenciados pelo SUS em João Pessoa (PB) para procedimentos cardiovasculares.
Os cirurgiões e a prefeitura ainda negociam o reajuste na tabela do SUS. Na cidade, um médico ganha em média R$ 76 por cirurgia cardiovascular. Abaixo, seu depoimento.
 
"Saio agora da minha casa [final da tarde de sexta] e trabalho até domingo à noite. Aos finais de semana, dedico a outras atividades. Trabalho como médico da Polícia Militar e como concursado no hospital da Universidade Federal da Paraíba.
Vou ganhar dinheiro fora para equilibrar minha vida. O que eu ganho no final de semana é 70% do meu rendimento. No entanto, eu dedico 70% do meu tempo à cirurgia cardíaca e 30% às outras atividades. Mesmo atuando em outros hospitais e outras atividades, eu, como chefe de equipe cirúrgica, coordeno tudo por telefone, vejo exames, programo cirurgias, fico em contato com o doente permanentemente. Não me desligo da cirurgia cardíaca de jeito nenhum.
Tenho 41 anos e nunca fiz uma viagem ao exterior, não conheço nenhuma parte do Brasil a não ser onde tenha acontecido um congresso de cirurgia cardiovascular.
Dediquei os últimos 20 anos da minha vida ininterruptamente à cirurgia. Nesta semana [passada], ouvi um depoimento: "Alguém que não pode prover saúde para si próprio, como é que vai prover para os outros?" É algo muito difícil. Meus filhos não têm o direito de passar um dia comigo, isso não existe. Então, o que eu desejo? Eu desejo que a cardiologia na Paraíba se estruture. Fico triste. Quero o que todo mundo quer, trabalhar naquilo que gosto."


Texto Anterior: Entidades afirmam que salário baixo afasta médico
Próximo Texto: Ciclo de expansão das cooperativas preocupa ministro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.