São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAXINA VISUAL

A Subprefeitura da Sé pretende identificar as empresas responsáveis pelas propagandas e multá-las

Força-tarefa retira mil anúncios ilegais

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de mil faixas, banners, cartazes, placas e cavaletes foram recolhidos das ruas da região central da cidade neste fim de semana -a mesma quantidade que costuma ser retirada em um mês.
Uma força-tarefa da Subprefeitura da Sé percorreu os bairros da Liberdade, da Aclimação, do Paraíso e do Cambuci e recolheu toda a propaganda irregular que encontrou pelo caminho.
Os doze funcionários que trabalharam na operação, divididos em três equipes, encontraram muitos cavaletes de imobiliária e, principalmente, faixas. Os anúncios iam desde inauguração de restaurante até procura por cachorro perdido.
As ruas mais problemáticas foram a Vergueiro, no Paraíso, e a praça Alberto Lyon, no Cambuci. Todo o material recolhido foi levado para um depósito na própria subprefeitura, onde a equipe tenta identificar as empresas responsáveis pelas propagandas. Se forem localizadas, receberão multa de R$ 1.000 e depois o material vai para o lixo.
No próximo fim de semana, a força-tarefa continua. Enquanto isso, a subprefeitura permanece fotografando os anúncios publicitários da sua região para descobrir se são legais ou não. Na semana passada, foi criado oficialmente um grupo técnico contra a poluição visual no centro. Formada por dez agentes, que estão fazendo as fotos desde o dia 12, a equipe criará um banco de dados que cruzará informações com o Cadan (o cadastro de anúncios da prefeitura) e, assim, agilizará a apuração de irregularidades.
O arquivo já conta com mais de 1.100 fotos. Até o fim de outubro, assim que estiver pronto, a subprefeitura quer publicar na internet todas as informações para que a população também possa colaborar com o trabalho.
Quem quiser denunciar alguma propaganda irregular pode ligar para o 156 ou escrever para o e-mail smspsepublicidade@prefeitura.sp.gov.br.


Texto Anterior: Trânsito: Gestão Serra testa chip que monitora veículo
Próximo Texto: Ambiente: Chuva diminui número de focos de incêndio em florestas do Acre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.