São Paulo, Quarta-feira, 27 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto de SP começa a dar os primeiros resultados


da Reportagem Local

A iniciativa do governo do Estado de manter escolas abertas nos fins-de-semana já começa a dar resultados em São Paulo.
Balanço do primeiro mês do programa "Parceiros do Futuro", que tem como principal objetivo diminuir a violência, mostra que das 102 escolas que fazem parte do programa, 52 estão tendo desempenho ótimo ou bom. Cinco escolas foram consideras ruins e deverão ser substituídas.
A pontuação leva em consideração a participação da comunidade, do corpo docente, da direção da escola e até mesmo o espaço físico das unidades.
O "Parceiros do Futuro" teve início no dia 28 de agosto. Com a participação da sociedade civil, ele visa transformar a escola em um espaço de convivência social.
"O aproveitamento está acima das expectativas. Mas isso não significa que não temos enfrentado problemas", disse Maria Amélia Fernandes, coordenadora do "Parceiros do Futuro", da Secretaria Estadual da Educação.
A maior parte das escolas (77) recebeu entre 250 e 800 pessoas por fim-de-semana. Duas delas superaram mil visitantes.
O bom desempenho do programa pode ser atribuído à diversidade das atividades. Na Escola Estadual Vicente Leporace, no Jardim das Flores (zona sul de SP), que realiza de oficinas de informática a atividades esportivas, os alunos apontam a melhoria do relacionamento interno da escola como o principal ganho.
"Agora as pessoas estão se tornando mais amigas. Faz tempo que não tem uma briga feia na escola", afirma Rafael Neves Nascimento, 14, que também frequenta a escola. (ClF e PL)

Texto Anterior: Salas de aula devem ser usadas para convivência
Próximo Texto: Saúde: Hepatite C ameaça tomar lugar da Aids
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.