São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa oferece mil bolsas de estudo na BA

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O governo da Bahia, em iniciativa com empresas e instituições privadas de ensino, lançou ontem o programa "Faz Universitário", que pretende oferecer mil bolsas integrais por ano a alunos da rede pública em cursos universitários no Estado a partir de janeiro.
O candidato deve ter cursado escola pública desde a 5ª série e não poderá perder nenhuma matéria. Na rede pública baiana há 2,5 milhões de alunos. "Queremos estimular o aluno da rede pública. Em contrapartida, queremos que ele estude muito", disse o governador César Borges (PFL).
Governo e empresas (75% dos custos) e instituições privadas de ensino (25%) custeariam 900 bolsas. "As empresas que colaborarem com o projeto terão retorno em crédito tributário", diz Borges.
Outras cem bolsas irão para escolas públicas que recolherem no ano mais notas e cupons fiscais. "Os alunos da rede pública que ingressarem em instituições do governo vão receber bolsa-auxílio de R$ 180 por ano para comprar materiais escolares", disse Borges.
Para a deputada Alice Portugal (PC do B), o projeto é demagógico pois "substitui a responsabilidade do Estado pela solidariedade da sociedade." (LUIZ FRANCISCO)


Texto Anterior: Cai liminar que adiava o vestibular da UFRJ
Próximo Texto: Pós-graduação: Protesto impede defesa de tese de PM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.