São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

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Segredos e ambição podem definir partida

DA REPORTAGEM LOCAL

Os personagens do RPG de urbanismo criado pelo Instituto Pólis são o destaque do jogo. Para estimular os conflitos que marcam a discussão de um plano diretor, eles têm segredos que influenciam suas decisões.
Jogá-lo é simples. Escolhidos cenário e personagens, o monitor propõe uma questão e os participantes ensaiam um debate vestindo os tipos que escolheram.
O jogo possui três cenários-cidades: Rurópolis, município do interior, Tesouros de Areia, do litoral, e Santo Expedito, a metrópole.
Santo Expedito, por exemplo, tem o Bairro do Félix, de classe média, que vive às turras com um empreendedor que planeja construir o shopping Pátio do Félix.
O prefeito é do Partido dos Operários e assume uma cidade submersa em problemas. Seu segredo é tomar decisões sem ouvir a equipe. Já o líder do Movimento Sem Casa guarda a ambição secreta de ser deputado.
O secretário de planejamento é um reconhecido urbanista, mas esconde a recomendação médica de tomar florais para mantê-lo atento.
Segundo a urbanista Paula Santoro, os personagens condensam características de várias personalidades de municípios onde o jogo foi testado. "Nenhum pode ser associado à vida real", diz.


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