São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Ele mora na Alemanha

Argentino é baleado por ladrão no Guarujá

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O turista argentino Gerhard Walter Grulich, 76, foi baleado anteontem à noite no bairro João Batista Julião, no Guarujá (87 km a sudeste de São Paulo), durante uma tentativa de assalto a duas quadras da praia da Enseada.
Grulich estava com sua mulher, Maria Edith Grulick, e uma amiga de São Paulo, Eva Neumann de Ferre, 82, em um Scenic prata. O casal mora na Alemanha e estava havia uma semana no Guarujá, no apartamento da amiga.
Segundo o delegado Rubens Eduardo Barazal Teixeira, os três se perderam e entraram em ruas de terra, quando foram abordados por dois homens em uma motocicleta Twister.
Ao emparelhar a moto com o veículo, eles anunciaram o assalto. "A senhora que eu interroguei disse que a mulher dele se assustou e gritou em alemão que era um assalto. Ele se assustou e acelerou o carro", disse o delegado.
Um dos ladrões disparou contra o veículo. Uma das balas quebrou o vidro do veículo, perfurou o banco do motorista e atingiu as costas de Grulich.
Até as 19h de ontem, o quadro do turista era regular. Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.
O comandante da PM do Guarujá, coronel Raimundo Silva Filho, afirmou que, mesmo com policiamento, o terreno irregular e as ruas pouco iluminadas facilitam a ação de assaltantes.
A reportagem da Folha esteve no local do crime na tarde de ontem. O bairro possui prédios de classe média, mas é ladeado por praias e algumas favelas.
Moradores se mostraram indignados com a falta de segurança. Eles contaram que, aproximadamente 20 minutos antes de a reportagem chegar, houve uma tentativa de assalto no local.
Em setembro de 2003, o turista chileno Waldo Arturo Ugalde Erazo, 51, foi morto em um assalto quando voltava da praia com duas filhas, na rua Chile.


Texto Anterior: "A gente nunca acha que um filho vai ser vítima"
Próximo Texto: Intolerância: Paraná prende suspeitos de racismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.