São Paulo, sábado, 27 de dezembro de 2008

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Anac multa Gol e dá 1 mês para os atrasos acabarem

Empresa tem até dia 18 para unificar check-in com Varig e até dia 26 para adequar operações

Multas podem chegar a R$ 200 mil, diz a agência, que prevê mais punições se as operações da empresa não forem normalizadas


CIRILO JUNIOR
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou ontem que a Gol será multada pelos problemas operacionais observados neste fim de ano, que vêm atrasando seus vôos. Cada multa vai variar de R$ 2.000 a R$ 200 mil. A agência também deu prazo de um mês para que a Gol regularize o tempo de atendimento nos principais aeroportos do país e unifique os sistemas de check-in com a Varig -as duas empresas fundiram as operações em outubro.
As multas serão definidas após a entrega do relatório baseado na Operação Feliz 2009, que será encerrada no dia 4. No final do mês que vem, serão avaliadas ainda sanções operacionais à companhia. Caso não normalize suas operações, ela poderá ter vôos cancelados e novas autorizações suspensas.
A diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, disse que o atendimento da Gol ainda está aquém do desejado. Segundo ela, houve melhora, mas, em média, 40% dos vôos da companhia estão saindo atrasados. O nível aceitável pela agência reguladora é de, no máximo, 20%.
"A companhia subestimou o próprio movimento que ela teria. A Gol tem algum problema gerencial e prometeu regularizar isso", afirmou Vieira, após participar de reunião com executivos da empresa, na qual acertou os novos prazos.
A Gol terá até 18 de janeiro para unificar o check-in com a Varig. Caso isso não ocorra, novas autorizações de vôos não serão emitidas. A empresa terá que rever o tempo de solo nos aeroportos Tom Jobim (Rio) e de Brasília até 26 de janeiro, adequando a operação de sua malha aérea. Caso não cumpra isso, os vôos nesses aeroportos poderão ser cancelados.
A Gol se comprometeu ainda a ocupar todas as posições de check-in nos horários de pico (das 10h às 14h e das 18h às 22h) nos terminais de Cumbica, Tom Jobim e Brasília.

Tempo de espera
Outra promessa é informar ao passageiro o tempo previsto de espera na fila do check-in. "Não é uma determinação da Anac, não haverá punição. Será apenas uma informação que o cliente da empresa terá a mais", disse a diretora.
Solange Vieira disse que os vôos atrasados caíram pela metade neste ano. Segundo ela, 15% estão saindo com atrasos superiores a uma hora. Em 2007, o índice chegava a 30%. Após dois dias de melhoria da pontualidade, os atrasos de vôos da Gol e da Varig voltaram a ficar acima da média ontem, em patamares próximos aos registrados no início da semana.
Até as 22h, 41,3% dos 576 vôos da Gol e 33,8% dos 151 da Varig tiveram atraso superior a 30 minutos, segundo a Infraero. Na TAM, os atrasos não passaram de 7,8% de 719 vôos. A média nacional foi de 22,1% de atrasos, do total de 1.924 vôos. A Gol atribuiu o problema ao fechamento do aeroporto de Confins, na Grande BH, das 4h às 7h55, devido ao mau tempo.
Segundo a assessoria da Gol, atrasos em Confins interferem muito nos demais vôos da companhia -afirma que o terminal é um dos mais utilizados para escalas, o que teria ocasionado "atrasos em cascata".
Sindicalistas ligados ao setor aeroviário afirmaram, porém, que os atrasos de ontem têm o mesmo motivo que os do início da semana: falta de pessoal da Gol em setores como balcões de check-in, transporte de malas e manutenção de aeronaves. "O que eles fazem é aumentar a carga de trabalho dos funcionários, cassar folgas", diz Celso Klafke, presidente da Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil).
Até as 22h, 44 dos 92 vôos de Confins (47,8%) partiram atrasados. Nos aeroportos paulistas, Congonhas teve atraso em 18,2% de seus 253 vôos; em Cumbica, os atrasos atingiram 19,3% dos 212 vôos. No Tom Jobim, a Infraero registrou, até as 22h, atraso superior a 30 minutos em 28,7% dos 181 vôos programados.


Colaborou RICARDO SANGIOVANNI da Reportagem Local


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