São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado de SP registra primeira morte por hantavirose em 1 ano

ROGÉRIO PAGNAN
DA FOLHA RIBEIRÃO

A região de Ribeirão Preto (319 km de São Paulo) registrou a primeira morte por hantavirose desde 2000 no Estado de São Paulo e a quinta do país este ano. O caso ocorreu em janeiro, mas só foi divulgado ontem, após a confirmação do exame.
A vítima -que não teve o nome divulgado- era do sexo feminino, tinha 20 anos, era solteira e não tinha filhos. Ela trabalhava em uma praça de pedágio entre Sertãozinho e Ribeirão Preto.
A hantavirose é uma doença causada por um vírus que existe na urina, fezes e saliva de ratos silvestres. O vírus se espalha pelo ar, chegando ao corpo da vítima pela respiração. A doença também pode ser causada pela mordida.
O responsável pelo setor de hantavírus do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, Luiz Heloy Pereira, 50, está na região tentando descobrir o foco da doença, já que a vítima trabalhava em Sertãozinho, morava em Ribeirão Preto e tinha parentes em Riolândia.
"O resultado dos testes deve ficar pronto em 20 dias", disse.
Pereira e sua equipe capturaram ratos próximos ao pedágio onde a garota trabalhava para a realização de exames. Somente na madrugada de ontem, em 320 armadilhas colocadas, 112 animais foram capturados. "É um número muito grande", afirmou.
Os trabalhos devem terminar amanhã, segundo o perito do Adolfo Lutz. De acordo com o secretário da Saúde de Sertãozinho, Pedro Thomé Francisco dos Reis, 52, a vítima apresentou sintomas semelhantes aos de uma gripe forte -febre, dores musculares e nas articulações. "Depois disso, o quadro se agravou e houve hemorragia nos pulmões e a morte ocorreu por sufocamento", afirmou o secretário.
A última morte ocorrida na região foi em maio de 99.



Texto Anterior: Saúde: Aumentam focos do mosquito da dengue
Próximo Texto: Capital paulista terá R$ 2,8 milhões para programas de combate à Aids
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.