UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saída é "vitória da sociedade", diz ONG

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

O vice-presidente da ONG Núcleo de Desenvolvimento da Região de Presidente Prudente, Zelmo Denari, classificou como uma "vitória da sociedade civil do oeste paulista" a saída do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, do presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes.
"Essa região não pode hospedar criminosos de alta periculosidade. Estamos perdendo a paz", disse Denari, que não vê na área "aparato adequado" para garantir a segurança da população.
Denari faz um apelo ao governo paulista para que outros presos considerados perigosos não sejam transferidos para a região, que tem, em Presidente Bernardes, o presídio considerado modelo para o Brasil.
Para ele, a presença da cúpula do crime organizado em unidades prisionais atrai para cidades próximas membros de suas quadrilhas, tornando a região "área de risco". "Acredito que a execução do juiz Machado [Antonio José Machado Dias, morto no dia 14 em Presidente Prudente" tenha alguma relação com a presença da cúpula do crime por aqui."
Indagado se estava aliviado com a saída de Beira-Mar do Estado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que "era só mais um preso atrás das grades". "Não faz diferença para mim. Glamouriza-se muito bandido no Brasil. São Paulo cumpriu sua parte."

Novo temor
A maior preocupação das autoridades passa a ser o sequestrador chileno Maurício Hernández Norambuena, transferido no sábado de Taubaté (SP), após a descoberta de um suposto plano de resgate. O temor ficou evidente anteontem. Após o desaparecimento de um helicóptero em Curitiba, os comandos das polícias Federal, Civil e Militar se reuniram. O criminoso já fugiu de um presídio auxiliado por helicóptero.


Texto Anterior: Senadores criticam transferência
Próximo Texto: Barbara Gancia: Barbara e a rainha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.