São Paulo, domingo, 28 de março de 2004

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Escolas se adaptam às mudanças

DA SUCURSAL DO RIO

A necessidade dos pais de transferir para outras pessoas suas responsabilidades na educação dos filhos por falta de tempo já é sentida no dia-a-dia das escolas ouvidas pela Folha.
No Colégio Humboldt, em Interlagos (zona sul de São Paulo), a constatação de que os pais estão com pouco tempo para ajudar os filhos nas funções escolares fez com que a direção instituísse uma disciplina obrigatória que ensina os estudantes a se organizarem na hora de estudar na 5ª série do ensino fundamental.
"Partimos do pressuposto de que os pais estão sobrecarregados e as crianças precisam aprender a estudar, principalmente quando passam da 4ª série para a 5ª série", disse Lucy Wenzel, coordenadora-pedagógica do Humboldt.
A Escola da Vila, no Butantã (zona oeste de São Paulo), propôs alternativas para os alunos que ficavam na escola após o horário de aula à espera de outras atividades.
"Os alunos passaram a fazer trabalhos voluntários. Eles hoje cooperam com os funcionários, são monitores em salas de crianças menores ou ajudam em outras funções. Isso melhorou a relação entre os estudantes e dos alunos com os funcionários. Além disso, ninguém mais fica sem fazer nada na escola após a aula", explica Vânia Marincek, uma das diretoras da Escola da Vila.
O Colégio Assunção, no Jardim Paulista (zona oeste de São Paulo), criou um período integral para atender a essa demanda.
"As famílias não estão dando conta de tudo sozinhas e entregam a criança à escola como se o filho fosse dela. O papel de uma escola séria é criar alternativas para atender essa demanda, mas sempre dialogando com os pais", afirmou Silvia Russo, coordenadora-pedagógica do Assunção.


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