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Escolas se adaptam às mudanças
DA SUCURSAL DO RIO
A necessidade dos pais de
transferir para outras pessoas
suas responsabilidades na educação dos filhos por falta de tempo
já é sentida no dia-a-dia das escolas ouvidas pela Folha.
No Colégio Humboldt, em Interlagos (zona sul de São Paulo), a
constatação de que os pais estão
com pouco tempo para ajudar os
filhos nas funções escolares fez
com que a direção instituísse uma
disciplina obrigatória que ensina
os estudantes a se organizarem na
hora de estudar na 5ª série do ensino fundamental.
"Partimos do pressuposto de
que os pais estão sobrecarregados
e as crianças precisam aprender a
estudar, principalmente quando
passam da 4ª série para a 5ª série",
disse Lucy Wenzel, coordenadora-pedagógica do Humboldt.
A Escola da Vila, no Butantã
(zona oeste de São Paulo), propôs
alternativas para os alunos que ficavam na escola após o horário de
aula à espera de outras atividades.
"Os alunos passaram a fazer trabalhos voluntários. Eles hoje cooperam com os funcionários, são
monitores em salas de crianças
menores ou ajudam em outras
funções. Isso melhorou a relação
entre os estudantes e dos alunos
com os funcionários. Além disso,
ninguém mais fica sem fazer nada
na escola após a aula", explica Vânia Marincek, uma das diretoras
da Escola da Vila.
O Colégio Assunção, no Jardim
Paulista (zona oeste de São Paulo), criou um período integral para atender a essa demanda.
"As famílias não estão dando
conta de tudo sozinhas e entregam a criança à escola como se o
filho fosse dela. O papel de uma
escola séria é criar alternativas para atender essa demanda, mas
sempre dialogando com os pais",
afirmou Silvia Russo, coordenadora-pedagógica do Assunção.
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