São Paulo, domingo, 28 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clínicas analisam o aprendizado

DA SUCURSAL DO RIO

Simultaneamente ao mercado de profissionais que começam a ocupar espaços dos pais, surgem clínicas de aprendizado em que o fracasso escolar é tratado como um problema a ser combatido por profissionais.
Na semana passada, foi inaugurada em Niterói (região metropolitana do Rio) uma clínica com esse objetivo. Uma equipe que conta com psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos, entre outros, analisa a dificuldade que as crianças têm para aprender.
Após a análise, é feito um diagnóstico sugerindo a solução aos pais e à escola. "Percebemos que havia uma demanda por esse tipo de atendimento", afirma Marise Corrêa Netto, uma das sócias da clínica Versare.
A proposta também é utilizada pelo CAD (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento), que atua desde 1990 em São Paulo.
Silvia Amaral, uma das diretoras do CAD, diz que, muitas vezes, a causa do problema pode vir dos pais ou da escola. "Realizamos, por exemplo, grupos de pais para discutir essas questões", diz.


Texto Anterior: Escolas se adaptam às mudanças
Próximo Texto: Danuza Leão: Um pouco de dor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.