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Prefeitura prevê 40 dias de lentidão na marginal Pinheiros
DA REPORTAGEM LOCAL
O motorista que não quiser ficar parado na marginal Pinheiros,
próximo à ponte Cidade Jardim,
deverá seguir rotas alternativas ou
sair mais cedo de casa pelos próximos 40 dias. A recomendação é
da Prefeitura de São Paulo, que
ontem deu início às obras de rebaixamento da pista local da marginal, no sentido Interlagos.
O objetivo é aumentar a distância entre a via e a ponte. A estrutura da Cidade Jardim está abalada
por batidas de caminhões muito
altos que passam pelo local. Com
as obras, haverá um rebaixamento de 80 cm do nível da pista, o
que deverá diminuir o número de
acidentes.
Em razão dos trabalhos, a marginal está com duas faixas de rolamento a menos na região. Boa
parte dos motoristas não sabia do
início da interdição e passou a
manhã de ontem parada em um
congestionamento de 10 km na
pista expressa da marginal Pinheiros e de mais de 14 km na
marginal Tietê, sentido Interlagos, às 9h. De acordo com a CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego), o congestionamento no
local costuma ser a metade do registrado ontem.
Multado
O analista de sistemas Aldo
Blois, 53, foi uma das vítimas.
Além de ficar parado no trânsito,
ele acredita que levou uma multa.
"Era o meu rodízio. Saí de casa no
horário de sempre, mas fiquei parado por cerca de 20 minutos entre as pontes Cidade Universitária
e Cidade Jardim e levei meia hora
a mais no meu caminho", conta.
"Quando deu 7h, ainda estava na
marginal. Talvez tenha sido multado."
Blois, que todo dia vai da avenida Cerro Corá, na zona oeste, para
a avenida João Dias, na zona sul,
afirma que tentará hoje um caminho alternativo. "Vou por dentro
do Butantã e do Morumbi. Espero
que dê certo."
No fim do dia, o congestionamento foi menor. Às 18h30, a CET
registrava 4,6 km de lentidão da
ponte Cidade Universitária até a
Ari Torres. A cidade tinha 55 km
de congestionamento, quando a
média é de 92 km. No trecho onde
há obras, os motoristas levavam
cerca de dez minutos a mais no
percurso.
O pico de lentidão da manhã em
toda a cidade ocorreu às 9h, com
112 km de congestionamento,
mas ainda abaixo da média de 134
km do horário
"Inevitável"
"A lentidão vai ser inevitável",
previa o superintendente da CET,
Eduardo Macabelli, que acompanhava ontem pela manhã a operação na região.
Uma das alças de acesso da ponte Cidade Jardim foi fechada, mas
foram criadas rotas alternativas
pela companhia (veja mapa ao lado) para quem não puder evitar a
região. Nos horários de pico, passam pelo local até 14 mil veículos
por hora.
Com as obras concluídas, a altura da ponte, que hoje é de 4,3 metros, irá para 5,1 metros. O padrão
é de 5,5 metros, no entanto, segundo a prefeitura, um rebaixamento maior da pista poderia
causar enchentes.
"Em 40 dias, entregaremos também uma nova faixa de rolamento", disse o secretário da Infra-Estrutura Urbana e Obras, Antônio
Arnaldo de Queiroz e Silva, referindo-se à promessa de aumentar
o número de faixas na marginal
após o término da obra. "Este é o
período crítico. Haverá congestionamento, a menos que o pessoal se organize", disse ainda o secretário.
(FABIANE LEITE E DANIELATÓFOLI)
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