São Paulo, terça-feira, 28 de março de 2006

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Prefeitura prevê 40 dias de lentidão na marginal Pinheiros

DA REPORTAGEM LOCAL

O motorista que não quiser ficar parado na marginal Pinheiros, próximo à ponte Cidade Jardim, deverá seguir rotas alternativas ou sair mais cedo de casa pelos próximos 40 dias. A recomendação é da Prefeitura de São Paulo, que ontem deu início às obras de rebaixamento da pista local da marginal, no sentido Interlagos.
O objetivo é aumentar a distância entre a via e a ponte. A estrutura da Cidade Jardim está abalada por batidas de caminhões muito altos que passam pelo local. Com as obras, haverá um rebaixamento de 80 cm do nível da pista, o que deverá diminuir o número de acidentes.
Em razão dos trabalhos, a marginal está com duas faixas de rolamento a menos na região. Boa parte dos motoristas não sabia do início da interdição e passou a manhã de ontem parada em um congestionamento de 10 km na pista expressa da marginal Pinheiros e de mais de 14 km na marginal Tietê, sentido Interlagos, às 9h. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o congestionamento no local costuma ser a metade do registrado ontem.

Multado
O analista de sistemas Aldo Blois, 53, foi uma das vítimas. Além de ficar parado no trânsito, ele acredita que levou uma multa. "Era o meu rodízio. Saí de casa no horário de sempre, mas fiquei parado por cerca de 20 minutos entre as pontes Cidade Universitária e Cidade Jardim e levei meia hora a mais no meu caminho", conta. "Quando deu 7h, ainda estava na marginal. Talvez tenha sido multado."
Blois, que todo dia vai da avenida Cerro Corá, na zona oeste, para a avenida João Dias, na zona sul, afirma que tentará hoje um caminho alternativo. "Vou por dentro do Butantã e do Morumbi. Espero que dê certo."
No fim do dia, o congestionamento foi menor. Às 18h30, a CET registrava 4,6 km de lentidão da ponte Cidade Universitária até a Ari Torres. A cidade tinha 55 km de congestionamento, quando a média é de 92 km. No trecho onde há obras, os motoristas levavam cerca de dez minutos a mais no percurso.
O pico de lentidão da manhã em toda a cidade ocorreu às 9h, com 112 km de congestionamento, mas ainda abaixo da média de 134 km do horário

"Inevitável"
"A lentidão vai ser inevitável", previa o superintendente da CET, Eduardo Macabelli, que acompanhava ontem pela manhã a operação na região.
Uma das alças de acesso da ponte Cidade Jardim foi fechada, mas foram criadas rotas alternativas pela companhia (veja mapa ao lado) para quem não puder evitar a região. Nos horários de pico, passam pelo local até 14 mil veículos por hora.
Com as obras concluídas, a altura da ponte, que hoje é de 4,3 metros, irá para 5,1 metros. O padrão é de 5,5 metros, no entanto, segundo a prefeitura, um rebaixamento maior da pista poderia causar enchentes.
"Em 40 dias, entregaremos também uma nova faixa de rolamento", disse o secretário da Infra-Estrutura Urbana e Obras, Antônio Arnaldo de Queiroz e Silva, referindo-se à promessa de aumentar o número de faixas na marginal após o término da obra. "Este é o período crítico. Haverá congestionamento, a menos que o pessoal se organize", disse ainda o secretário. (FABIANE LEITE E DANIELATÓFOLI)

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