São Paulo, terça-feira, 28 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento faz campanha para melhorar educação

Haverá mensagens em mídia impressa e em rádios

DA REPORTAGEM LOCAL

O movimento Todos pela Educação (que reúne empresários, educadores e gestores, entre outros) veicula hoje, dia da Educação, uma campanha para mobilizar a sociedade a cobrar o direito de as crianças terem ensino de qualidade.
Haverá mensagens em mídia impressa e em rádios, que apontam para a importância de melhorar a educação para o desenvolvimento do país.
A iniciativa tem o apoio da ANJ (Associação Nacional de Jornais), GPR (Grupo dos Profissionais do Rádio), Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) e Aesp (Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo).
A campanha destacará que o Brasil tem bons resultados no futebol e na arte, e que o mesmo pode ocorrer na educação -haverá diferentes textos.
Lançado em 2006 com o apoio do MEC e de secretários estaduais, o Todos pela Educação fixou cinco metas de melhorias a serem atingidas até 2022. Até esse prazo, há objetivos intermediários.
Em dezembro, foi apresentado o primeiro relatório de acompanhamento das metas.
Um dos objetivos está relacionado à aprendizagem ("alunos com aprendizado adequado à série"). Tanto na quarta quanto na oitava série foram atingidas as metas para matemática, mas não para português. Os resultados têm como base a Prova Brasil (que avalia as escolas públicas de ensino fundamental) e o Saeb (que avalia escolas públicas e privadas de fundamental e médio).
A recomendação do grupo é que haja melhoria na formação de professores e nas condições de trabalho dos educadores.
Outras duas das cinco metas fixadas já puderam ser avaliadas. O país não cumpriu a de número de jovens de quatro a 17 anos na escola e alcançou a de jovens de 19 anos com ensino médio concluído.


Texto Anterior: Audiência do plano de metas discute hoje saúde e educação
Próximo Texto: Assistência: Ministério acerta dívida com bolsistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.