São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Cidade da serra paulista teve geada e a temperatura mais baixa do país; no Sul, a mínima foi de 2C em São Joaquim

Frio chega a -1,1C em Campos do Jordão

Alexandre Campbell/Folha Imagem
Ressaca na praia do Leblon, no Rio, com ondas de até três metros de altura; a água chegou perto da rua


DO "AGORA"
DA FOLHA ONLINE
DA SUCURSAL DO RIO

Foi na região Sudeste, em Campos do Jordão, cidade situada na serra da Mantiqueira paulista, que houve registro da temperatura mais baixa do país na madrugada de ontem, a mínima de -1,1C.
O município amanheceu coberto de gelo. A previsão para a madrugada de hoje era de muito frio, com mínima de 0C e possível formação de geada.
Na região Sul, onde habitualmente ocorrem as temperaturas mais baixas do país, o frio mais intenso ocorreu em São Joaquim, na serra catarinense, com 2C.
Os moradores da região Sul deverão sofrer com mais frio a partir de hoje, quando a previsão já é de temperaturas negativas nos três Estados.

Espera
Na capital paulista, os que mais sofreram o efeito da massa de ar polar que se instalou no Sudeste foram os moradores de rua.
Muitos deles tiveram de esperar até cinco horas pelo atendimento emergencial das peruas que os levavam até um dos 33 albergues da prefeitura.
João Nogueira, 39, disse ter esperado das 20h à 1h para ser levado para o albergue. Vestido com uma camiseta de mangas curtas sob termômetros que marcavam 10C, improvisou um agasalho embrulhando-se num pedaço de saco plástico preto, que havia ganhado de um gari.
No Rio, o mau tempo provocou ressaca, com ondas de até três metros de altura. Por volta das 21h de ontem, a força das ondas e o vento fizeram com que a água do mar e a areia da praia do Leblon (zona sul) invadissem o calçadão e a pista sentido centro da avenida Delfim Moreira. Equipes da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) foram deslocadas para a limpeza das vias.
Segundo a Marinha, o mar deverá ficar agitado também hoje.
A temperatura mínima registrada no Rio ontem foi de 13,8C, em Realengo (zona oeste).

Previsão
A temperaturas devem começar a subir a partir de amanhã. A maior parte do Sul e São Paulo deverão ter sol. No Rio Grande do Sul, poderá haver geada.
No domingo, o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) prevê pancadas de chuva no sul do país, inclusive em São Paulo, onde a temperatura sobe mais. A previsão para a Grande SP é de mínima de 16C.


Texto Anterior: Universidades: Greve de professores e funcionários da USP começa com piquete no campus
Próximo Texto: Justiça: Bingo reabre com autorização de 2003
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.