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Ranking confirma desempenho ruim
DA SUCURSAL DO RIO
Dados de um ranking de escolas elaborado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
com base no desempenho dos colégios em seu vestibular confirmam a tese de que estudar numa
escola privada não significa, necessariamente, que o aluno terá
uma educação melhor do que a
que receberia na rede pública.
A UFRJ costumava divulgar um
ranking elaborado a partir da nota média dos estudantes de cada
escola em seu vestibular. O último
ranking a ser divulgado em seu site é referente a 2000 e mostra que
a maioria das escolas que mais
aprovam é privada. O levantamento mostrou também, no entanto, que há um número significativo de colégios pagos entre as
últimas colocadas.
Das 20 instituições com melhor
desempenho, 18 são particulares.
Essas escolas são instituições privadas com mais tradição e que
atendem, com raras exceções,
apenas a elite econômica e intelectual carioca.
A análise das 20 escolas com
pior desempenho mostra que metade delas também é privada, incluindo as quatro últimas colocadas. Essas instituições tiveram em
2000 desempenho no vestibular
muito inferior do que a média das
escolas públicas. Nesse ano, 283
instituições tiveram alunos inscritos no vestibular da UFRJ.
Para o presidente do Sindicato
dos Estabelecimentos de Ensino
do Rio de Janeiro, José Antônio
Teixeira, a desigualdade entre as
escolas particulares não acontece
apenas numa mesma cidade, mas
também nacionalmente.
"Estudantes de três escolas particulares do Rio poderão começar
o ano estudando física por um assunto diferente. Se trocarem de
escola no meio ano, provavelmente ficarão com um déficit em
algum assunto. Essa diferença
acontece numa mesma cidade,
mas, também, entre Estados", diz
Teixeira, que defende a existência
de um conteúdo mínimo para todos os alunos do país que dê espaço às diferenças regionais.
Teixeira afirma também que há
uma parcela significativa de estudantes da rede privada que tem o
mesmo perfil do aluno da escola
pública. São estudantes que, com
muita freqüência, são transferidos da escola privada para a pública e vice-versa.
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