São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

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Reprovado no Saeb passa no Saresp

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

FÁBIO TAKAHASHI
DA FOLHA ONLINE

Apenas 1,8% dos alunos do 3º ano do ensino médio estadual de São Paulo tem desempenho considerado adequado em língua portuguesa, segundo dados do Saeb 2003 (avaliação nacional do Ministério da Educação).
Para o Saresp 2003 (avaliação feita pelo governo de São Paulo), mais de 70% dos alunos da mesma série tiveram bom desempenho: 70% acertaram mais de 50% das 45 questões das provas objetivas e 78% tiveram nota acima de 5 na prova de redação.
Ainda que o número de alunos avaliados e a metodologia dos exames sejam diferentes, o que impossibilita comparações, a discrepância entre os resultados é muito grande, na opinião dos educadores da própria rede.
As diferenças se repetem nas demais séries avaliadas pelos dois sistemas. "Os professores ficaram muito surpresos com os resultados do Saresp. Parece o mundo da fantasia", diz Carlos Ramiro de Castro, presidente da Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual). Para ele, os números do Saeb estão mais próximos da realidade das salas de aula do ensino básico.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Educação afirma que não é válida a comparação entre os dois exames, por possuírem métodos e aferições diferentes. A divulgação do Saresp foi parcial, restringindo-se aos resultados positivos do teste.
Até 2003, o Saeb foi aplicado para cerca de 300 mil alunos em todo o país, por amostragem, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª do ensino médio (dos sistemas público e particular).
Já o Saresp, feito pela Fundação Carlos Chagas ao custo de R$ 9,9 milhões, foi realizado por 4.274.404 alunos (89,4% do total) de todas as séries do ensino básico do Estado. Não foi informada qual a distribuição dos alunos nas faixas de aproveitamento. Os dados apresentados juntaram os alunos que acertaram de 50% a 100% da prova. Segundo o secretário da Educação, Gabriel Chalita, a metodologia utilizada foi opção da Fundação Carlos Chagas.
O diretor de educação básica do Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação), Carlos Henrique Araújo, classificou como "horrível" os resultados apresentados pelos alunos do ensino médio de São Paulo no Saeb.
Para atingir o estágio adequado na 3ª série do ensino médio, o estudante precisa acertar 350 pontos, dos 500 do total (70%). Nesse nível, o aluno sabe distinguir, por exemplo, opiniões diferentes em dois textos sobre o mesmo tema.
"Não deveríamos ter aluno no crítico e muito crítico. Nessa situação, eles não absorveram quase nada do aprendizado", diz.


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