|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Reprovado no Saeb passa no Saresp
CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL
FÁBIO TAKAHASHI
DA FOLHA ONLINE
Apenas 1,8% dos alunos do 3º
ano do ensino médio estadual de
São Paulo tem desempenho considerado adequado em língua
portuguesa, segundo dados do
Saeb 2003 (avaliação nacional do
Ministério da Educação).
Para o Saresp 2003 (avaliação
feita pelo governo de São Paulo),
mais de 70% dos alunos da mesma série tiveram bom desempenho: 70% acertaram mais de 50%
das 45 questões das provas objetivas e 78% tiveram nota acima de 5
na prova de redação.
Ainda que o número de alunos
avaliados e a metodologia dos
exames sejam diferentes, o que
impossibilita comparações, a discrepância entre os resultados é
muito grande, na opinião dos
educadores da própria rede.
As diferenças se repetem nas
demais séries avaliadas pelos dois
sistemas.
"Os professores ficaram muito
surpresos com os resultados do
Saresp. Parece o mundo da fantasia", diz Carlos Ramiro de Castro,
presidente da Apeoesp (sindicato
dos professores da rede estadual).
Para ele, os números do Saeb estão mais próximos da realidade
das salas de aula do ensino básico.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Educação
afirma que não é válida a comparação entre os dois exames, por
possuírem métodos e aferições
diferentes. A divulgação do Saresp foi parcial, restringindo-se
aos resultados positivos do teste.
Até 2003, o Saeb foi aplicado para cerca de 300 mil alunos em todo o país, por amostragem, na 4ª e
8ª séries do ensino fundamental e
na 3ª do ensino médio (dos sistemas público e particular).
Já o Saresp, feito pela Fundação
Carlos Chagas ao custo de R$ 9,9
milhões, foi realizado por
4.274.404 alunos (89,4% do total)
de todas as séries do ensino básico
do Estado. Não foi informada
qual a distribuição dos alunos nas
faixas de aproveitamento. Os dados apresentados juntaram os
alunos que acertaram de 50% a
100% da prova. Segundo o secretário da Educação, Gabriel Chalita, a metodologia utilizada foi opção da Fundação Carlos Chagas.
O diretor de educação básica do
Inep (instituto de pesquisas do
Ministério da Educação), Carlos
Henrique Araújo, classificou como "horrível" os resultados apresentados pelos alunos do ensino
médio de São Paulo no Saeb.
Para atingir o estágio adequado
na 3ª série do ensino médio, o estudante precisa acertar 350 pontos, dos 500 do total (70%). Nesse
nível, o aluno sabe distinguir, por
exemplo, opiniões diferentes em
dois textos sobre o mesmo tema.
"Não deveríamos ter aluno no
crítico e muito crítico. Nessa situação, eles não absorveram quase nada do aprendizado", diz.
Texto Anterior: Ranking confirma desempenho ruim Próximo Texto: Moacyr Scliar: O Grande Divórcio Comunitário Índice
|