São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo de SP diz que não há distinção entre crimes

DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou que "independentemente de serem referentes a moradores de rua, todas as ocorrências são atendidas com o mesmo apreço e dedicação".
De acordo com a pasta, o índice geral de esclarecimento do DHPP chega a 46,9% -"[valor] bem alto se comparado a índices internacionais".
A secretaria disse ainda que o caso do massacre de 2004 foi esclarecido com o pedido de prisão preventiva, à época, de três pessoas. E que o ocorrido na Lapa neste mês também foi solucionado, mas que "ainda há diligências para encontrar um dos dois autores, identificado por foto, no centro, na Lapa e em Osasco". O outro suspeito ainda não foi "qualificado".
"Além desses dois casos esclarecidos, vale também informar que outros sete [casos referentes a moradores de rua] foram solucionados entre 2007 e 2008, o que mostra mais uma vez que não há distinção entre os tipos de vítimas e investigações", informou a secretaria.
Já o delegado Orly Fraga Filho, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) de Vitória (ES), reconheceu a dificuldade em elucidar o caso ocorrido na cidade.
"A maior dificuldade da Polícia Civil é a falta de informações. Em crimes contra excluídos dificilmente alguém fala alguma coisa. Na maioria das vezes esses crimes ocorrem de madrugada, ou seja, não há testemunhas", disse.
Segundo ele, o efetivo da Polícia Civil em Vitória é reduzido. "São cinco policiais no DHPP para atender toda a capital. E há em torno de mil inquéritos policiais."
Fraga Filho afirmou ainda que 12 moradores de rua morreram neste ano e alguns casos foram resolvidos.
"O que não foi elucidado [dos três mortos a tiros] é bem complexo porque eles incomodavam bastante gente. Há uma faculdade ali próxima, há o comércio", disse. "Até tinha um suspeito. Houve uma investigação, mas ela não se desenvolveu." (CA e TR)


Texto Anterior: Ataque a morador de rua fica sem solução
Próximo Texto: Autoridade evita investigação, diz especialista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.