São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mamada noturna causa cárie

especial para a Folha

Se a criança toma mamadeira logo antes de dormir, está sujeita às cáries rampantes (na junção dos dentes com a gengiva).
Resíduos de leite ficam espalhado pela boca, principalmente na gengiva e na base dos dentes.
O leite fica fermentando ao longo da noite, criando um ambiente ideal para o desenvolvimento de um conjunto de bactérias, as principais responsáveis pela formação das cáries.
Para evitá-las, é necessário escovar os dentes depois das mamadas.
A higiene dos dentes dos bebês nem sempre tem a atenção adequada por parte dos pais. Muitas vezes eles se desculpam pelo fato de seus filhos ainda terem dentes de leite, ou alegam insegurança para fazer a escovação na boca pequena, com receio de provocar ferimentos.
Os especialistas, no entanto, enfatizam a necessidade de cuidar bem dos dentes de leite. Segundo Sérgio da Cunha Ribeiro, periodontista (especialista em gengiva e ossos ligados aos dentes) "as cáries rampantes, além de causar dores nas crianças, destroem todo o esmalte dos dentes (sua camada protetora) e o dente vai perdendo altura e se tornando mais frágil. É o dente de leite que vai dar a dimensão de espaço para a chegada e a posição correta dos dentes permanentes".
O ideal é que a escovação comece nas crianças assim que os primeiros dentes tiverem nascido completamente.


Texto Anterior: Saúde: Correção de dentes deve ser feita cedo
Próximo Texto: Garota usa aparelho desde os 5
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.