São Paulo, sábado, 28 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Matrículas caem em 6 das 10 maiores universidades do país

DA REPORTAGEM LOCAL

Seis das dez maiores universidades do país sofreram queda no número de matrículas entre 2007 e 2008, segundo dados do Censo da Educação Superior.
Juntas, entretanto, elas tiveram um crescimento no número de alunos, impulsionado principalmente pela Unip (Universidade Paulista), com um aumento de 14%, seguida pela Uninove (alta de 10%).
A que mais perdeu alunos foi a Uniban, com uma queda de 19%. A única pública da lista é a Unesp (também com uma queda de 1%).
Para a Uniban, a queda é consequência da saturação do mercado. "As universidades privadas cresceram muito entre 1995 e 2005, quando havia uma demanda muito grande. Mas essa demanda já foi atendida", diz o vice-reitor Ellis Brown.
O presidente do Semesp (sindicato das faculdades particulares de São Paulo), Hermes Figueiredo, concorda. Para ele, as que ganharam mais alunos são as universidades com uma política mais agressiva de marketing. "A Unip e a Uninove investem mais em propaganda. Além disso, a Unip está em outros Estados. Se a demanda cai em um, outro compensa", diz.
(TALITA BEDINELLI)


Texto Anterior: Próximo do limite, ensino superior vive fusões e fechamento de escolas
Próximo Texto: Entrevista: MEC precisa fazer algo, diz pesquisador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.