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Trem para Cumbica terá tarifa mais cara
Gestão Serra muda concessão e eleva teto da passagem da linha que liga centro de SP a aeroporto de R$ 28 para R$ 35
Na prática, pelo novo modelo, os passageiros do Expresso Aeroporto deverão pagar mais caro; o Estado deverá captar mais recursos
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo José Serra (PSDB)
optou por elevar a tarifa do futuro trem que vai ligar a região
central de São Paulo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana.
O valor máximo da passagem
do Expresso Aeroporto aumentou 25% -da previsão de R$ 28
para a de R$ 35 por viagem-, e
a possibilidade de os passageiros pagarem menos ficou bastante reduzida após a mudança,
recém-formalizada pelo Estado, do modelo de concessão do
sistema à iniciativa privada.
A linha de trem de 28,3 km da
Luz ao aeroporto é uma das
obras do plano de expansão da
gestão Serra, prevista inicialmente para 2010, mas que sofreu atrasos e só deve terminar
no segundo semestre de 2012.
O Estado planejava que a
concorrência pública para
construir e operar a linha por
mais de 30 anos selecionasse a
empresa que oferecesse a menor tarifa, com teto de R$ 28.
Nos últimos dias, mudou de
ideia. Fixou um novo patamar
máximo da passagem -de
R$ 35- e decidiu que vencerá
quem der mais dinheiro ao Estado em troca da concessão.
Na prática, pelo novo modelo, os passageiros do Expresso
Aeroporto deverão pagar mais
caro. O Estado, por outro lado,
deverá captar mais recursos.
A alteração foi oficializada no
último dia 22 pelo governador,
após sugestões de grupos interessados na disputa. A previsão
da CPTM (Companhia Paulista
de Trens Metropolitanos) é que
a concorrência seja concluída
no próximo semestre para que
as obras terminem até 2012.
O presidente da CPTM, Sérgio Henrique Passos Avelleda,
alega que a mudança ocorreu
porque a linha terá um "serviço
seletivo" e que a nova regra permite ao Estado obter dinheiro
para um trem que vai "atender
a uma população carente".
A proposta é que a ligação
concedida à iniciativa privada
seja usada por passageiros de
Cumbica e que uma outra linha
paralela, a 13-jade, mais simples e barata, integrada à atual
linha 12-safira, seja criada para
atender à demanda dos demais
moradores de Guarulhos.
Avelleda acredita que, mesmo com a elevação, a tarifa não
será alta. "É uma tarifa atrativa
se considerar que custa R$ 90
um táxi do aeroporto ao centro
de São Paulo", afirma.
O presidente da CPTM diz
também que a empresa concessionária "poderá, de acordo
com a sua estratégia empresarial, fazer baixas tarifárias".
Avelleda atribui o atraso nas
obras ao "tempo dedicado ao
estudo e à obtenção de licenças". "Esse processo consumiu
mais tempo do que a gente pretendia consumir. Mas foi necessário para a qualidade e consistência do projeto."
Ele prevê que a ligação do
centro paulistano até Cumbica
seja feita em 20 minutos e que a
demanda inicial seja de 19 mil
passageiros diariamente.
O Estado estima que a construção da linha, a cargo da concessionária, custe R$ 1,4 bilhão.
Em troca da exploração do sistema, a empresa também deverá investir R$ 120 milhões do
total de R$ 1 bilhão de gastos na
futura linha 13-jade -trem
mais popular até Guarulhos.
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