São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Racionamento começa dia 17

DA REPORTAGEM LOCAL

O racionamento de água na região abastecida pelo sistema Alto Cotia começa no próximo dia 17. A data foi divulgada oficialmente ontem pela Sabesp.
A falta de água atingirá 300 mil moradores das cidades de Cotia, Embu, Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra (todas na Grande São Paulo), que deverão ter 32 horas de corte no fornecimento por 40 horas de abastecimento regular.
Ontem a represa Pedro Beicht, que serve o sistema Alto Cotia, estava com 27,2% de sua capacidade operacional. O nível do reservatório está 11,5 pontos percentuais abaixo do que ele apresentava em 11 de abril de 2000, quando começou o racionamento na região no ano passado.
O último racionamento no Alto Cotia durou quatro meses (de abril a setembro), quando o fornecimento era cortado em um a cada três dias. A falta de água afetou, então, 380 mil pessoas.
Neste ano 80 mil delas estão sob a área de influência do sistema Guarapiranga -que tinha ontem 56,3% de sua capacidade operacional, mas ainda não tem racionamento programado.
Pelo segundo ano consecutivo, a Sabesp atribui à estiagem a necessidade de suspender o abastecimento normal de água.
O déficit de chuvas no sistema Alto Cotia neste ano era, em fevereiro, de 215 mm. Até ontem, havia chovido um acumulado de 103,1 mm na região -53,7 mm abaixo da média histórica de precipitações em março.
Em 2000, o Alto Cotia acumulou um déficit de 408 mm. Cada milímetro equivale a um litro por um metro quadrado. (MV)



Texto Anterior: Abastecimento: Sabesp maquia crise no sistema Cantareira
Próximo Texto: Outro lado: Empresa afirma que objetivo é evitar boatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.