São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha cria centro de estudos brasileiros

DE MADRI

A Espanha inaugurou ontem, na Universidade de Salamanca, o primeiro centro de estudos brasileiros. No evento, o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, assinou um acordo de cooperação acadêmica com aquele país.
O ministro diz que o acordo reflete a importância dos investimentos espanhóis no Brasil e o interesse em aumentar as relações políticas entre os dois países. Na cátedra, pelo menos 50 alunos já inscritos terão aulas de direito, economia, ciências sociais, história e língua portuguesa ministradas por brasileiros que ficarão dois anos na Espanha.
O ministério brasileiro, que mantém convênios com outras cátedras nos Estados Unidos, na Alemanha e no Chile, afirmou que vai oferecer cerca de três ou quatro bolsas de estudos a estudantes espanhóis que queiram morar no Brasil por um ano.
O acordo da cooperação acadêmica, assinado ontem, vai contar com um investimento do governo brasileiro de R$ 600 mil no primeiro ano. A Espanha fará uma contrapartida no mesmo valor.

Binacional
A equipe que coordena a criação da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) começará amanhã, em reuniões em Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), a estabelecer as bases de um campus binacional -para uruguaios e brasileiros.
Os diplomas e certificados serão válidos igualmente para estudantes dos dois países. A expectativa é que a Uergs comece a funcionar no ano que vem. O projeto, que já foi enviado para a Assembléia, deve ser aprovado até julho.
(LILIAN CHRISTOFOLETTI)


Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Protesto: Choque entre estudantes e PMs fere cinco
Próximo Texto: Ambiente: Água poluída por metais contamina 3
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.