São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal contrata auditoria sem licitação

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras contratou sem licitação a empresa norueguesa DNV (Det Norske Veritas) para fazer uma auditoria independente nas causas do acidente que provocou três explosões na plataforma P-36, causando 11 mortes e o afundamento do equipamento.
A estatal alegou pressa e notória especialização da contratada. A empresa brasileira também não revelou o valor do contrato, alegando que isso faz parte do sigilo comercial.
De acordo com a Petrobras, a DNV terá 30 dias para fazer a auditoria, prazo prorrogável em caso de necessidade.
A DNV é uma sociedade classificadora. Ela emite certificados de conformidade de equipamentos, como navios e plataformas, com as normas internacionais. Empresas como ela também são contratadas em casos de acidentes, para detectar falhas técnicas que possam ter causado o problema.
Há várias classificadoras de reconhecimento internacional, todas sediadas nos países desenvolvidos. Para o caso de uma investigação sobre acidente com plataforma marítima de petróleo, os especialistas avaliam que três delas estão à frente das demais: o DNV, a britânica Lloyd's Register e a norte-americana ABS (American Bureau of Shipping).
A ABS atuou na classificação da planta de processo da P-36 e não poderia, por isso, ser chamada para uma auditoria sobre a plataforma.
Restam o DNV e o Register. A Petrobras informou que não chegou a consultar a classificadora britânica. (CHICO SANTOS)



Texto Anterior: Acidente em alto-mar: Petrobras gastará 457% a mais com seguro
Próximo Texto: ANP analisará relatório final
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.