São Paulo, sábado, 29 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede privada notificará casos de dengue on-line

ADRIANA CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

Hospitais privados terão de adotar um sistema on-line de notificação dos casos de dengue à Secretaria Estadual de Saúde. Esta é uma das medidas definidas na reunião de ontem pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com representantes de hospitais particulares, planos e seguros de saúde, para tentar conter o avanço da doença no Estado.
Nos próximos dias, devem ser disponibilizados cerca 200 leitos da rede privada a serem usados pela pública.
Para Temporão, "é bastante óbvio que a notificação está sendo baixa". "Imagina o médico com uma fila enorme para ser atendida, ele tem duas opções: ou atende essas pessoas ou perde cinco minutos preenchendo papel."
O primeiro passo, segundo Temporão, será a adoção de um sistema on-line de notificação, por meio do qual os médicos da rede privada enviarão os dados diretamente à Secretaria Estadual da Saúde. "Hoje, o hospital tem de notificar os servidores municipais, que mandam isso para a Secretaria Estadual e ainda se usa muito papel."
Os prestadores e operadoras vão indicar representantes para fazer parte do gabinete de crise sob a coordenação da secretaria estadual. Foi determinada ainda a adoção do cartão dengue em toda a rede privada. "É fundamental que haja registro para que, a qualquer momento que [a pessoa] volte ao sistema no setor privado ou no público o médico tenha em mãos o registro do que acontece com ela."


Texto Anterior: Plano de saúde deixa garoto de 14 anos passar noite em PS
Próximo Texto: 60% das escolas do Estado precisam de reforma, diz governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.