São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibama proíbe pesca por dez dias

DO ENVIADO A ITABORAÍ (RJ)

O Ibama (instituto nacional do meio ambiente) proibiu por ao menos dez dias a pesca na APA (Área de Proteção Ambiental) de Guapimirim por causa do derramamento de óleo diesel, ocorrido na terça. O objetivo é evitar que peixes, crustáceos e moluscos que tenham tido contato com o óleo sejam ingeridos pelas pessoas.
Com a maré alta, o óleo se espalhou pelo manguezal, o que, para os técnicos do Ibama, da Feema (fundação estadual de meio ambiente) e da Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), torna a situação mais delicada. Para a coordenadora de Educação Ambiental da Serla, Verônica Castro, os efeitos do óleo nos peixes começarão a ser sentidos hoje.
Cerca de 80 famílias vivem da pesca na área da APA. Segundo a colônia de pescadores Z-8, a produção diária da região é de cerca de quatro toneladas de pescados.
O pescador Barnabé Almeida, 33, passou os dois últimos dias na margem do rio Caceribu para observar o trabalho de contenção do óleo. Almeida diz que, sem a pesca, não terá como manter a mulher e os filhos, de 1 e 8 anos. "Fico aqui porque tenho a esperança de liberarem a pesca logo."
O pescador lamenta o fato de não ter sido ainda procurado pela FCA, pela prefeitura ou pelo Ibama. "Estamos abandonados. Só disseram que é proibido pescar."


Texto Anterior: Outro lado: Empresa diz que tentou conter vazamento
Próximo Texto: Pescador aguarda liberação para trabalhar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.