São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laudo culpa Renascer por desabamento que matou 9

Relatório do inquérito diz que igreja foi "negligente"

DO "AGORA"

Uma falha durante reforma ocorrida há nove anos e que poderia ter sido identificada foi a causa do desabamento do teto da sede da Igreja Renascer em Cristo, em SP, em 18 de janeiro deste ano. É o que aponta laudo do Instituto de Criminalística, anexado ao inquérito policial.
O inquérito já foi concluído. Trecho do relatório responsabiliza a Renascer pela tragédia que matou nove pessoas e feriu 106, afirmando que a direção da igreja foi "negligente". O laudo confirma que a Renascer reformou o teto em 1999, após vistorias do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. O IPT aprovou a reforma, mas recomendou inspeções periódicas, não feitas.
Uma das sustentações do telhado (tesouras) não recebeu o reforço metálico previsto em projeto executado no ano seguinte, afirma o laudo do IC.
Em 2008, a empresa Etersul foi contratada para substituir as telhas que ficam sobre as 14 tesouras. Segundo o IC, a movimentação causada contribuiu para o desabamento. O laudo identifica ainda "falhas na comunicação de reformas, aprovação e revalidação de projetos e alvarás de utilização" pela prefeitura e pelos bombeiros.

Outro lado
O advogado da Renascer, Luiz Flávio Borges D'Urso, disse que o laudo do IC isenta a igreja. Sobre a suposta negligência da Renascer, disse que o relatório não deve fazer "juízo de valor". A Subprefeitura da Sé afirmou que não foi alertada do laudo. A Etersul não falou.


Texto Anterior: Trânsito: Vila Olímpia perde vagas de estacionamento livre na rua
Próximo Texto: PF prende suspeitos de clonar cartões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.