São Paulo, sábado, 29 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aos 89, prefeito mais velho quer tentar reeleição

FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

Com 89 anos, o prefeito mais velho eleito no país nas últimas eleições está no quarto mandato e cogita concorrer à reeleição em 2008.
Susumo Itimura (PSDB), da Prefeitura de Uraí (428 km de Curitiba), cidade de 11 mil habitantes, é um dos 722 prefeitos com mais de 60 anos que assumiram os cargos em 2005, diz o IBGE. São idosos 13% dos administradores municipais do Brasil.
Segundo a família, Itimura trabalha ao menos nove horas. Proprietário rural na região -tem plantações de soja e café-, também ajuda a administrar os negócios da família.
A mulher dele, Mutsuyo, diz que um problema de respiração o prejudica no trabalhos. Segundo ela, um de seus cinco filhos, Luiz Itimura, que é secretário de Planejamento, é um dos responsáveis pela administração da cidade.
O filho afirma que, se o pai "estiver bem de saúde", vai tentar um novo mandato no próximo ano.
Nas últimas eleições, porém, o prefeito de 89 anos não fez campanha, diz a família. Os filhos foram os responsáveis por pedir votos para ele.
Nascido no Japão, mas naturalizado brasileiro, Itimura chegou ao país com um ano. Em 2004, conseguiu se eleger com quase 4.000 votos.


Texto Anterior: Cai a pobreza entre os idosos, diz IBGE
Próximo Texto: Homens divorciados se casam mais que mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.