|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SAÚDE
Proposta de grupo que coordena projeto de lei era proibir propaganda das 6h às 22h
Governo admite liberar cerveja na TV às 21h
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo federal já admite
propor em projeto de lei que a
propaganda de cerveja seja liberada após as 21h, e não mais após as
22h, como previa a proposta original. "As duas possibilidades estão colocadas. A das 22h seria um
ponto de negociação. Mas o grupo considera a hipótese das 21h
razoável", disse ontem o coordenador do grupo interministerial
de política para o álcool, Pedro
Gabriel Delgado.
Na semana passada, o coordenador apresentou outro ponto de
flexibilização. Disse que o projeto
permitiria chamadas de patrocínio de cervejas e vinhos das 6h às
22h. Antes, o governo pretendia
proibir qualquer tipo de publicidade no período. Hoje não há restrições legais à propaganda de bebidas de baixo teor alcoólico (cerveja e vinho).
Apesar de ser de apenas uma
hora, a mudança das 22h para as
21h faz toda a diferença para as
emissoras de TV. Somada à eventual liberação da exibição de vinhetas, deve causar pouco impacto nas contas das TVs, que temiam perder verba de cerca de R$
600 milhões por ano.
Ao permitir comerciais às 21h, o
governo irá liberar a propaganda
de bebidas no "Jornal Nacional" e
na novela das oito da Globo, por
exemplo, no horário de maior audiência. E assim não irá poupar
crianças dessa publicidade.
A novela das oito da Globo, por
exemplo, é o programa mais visto
por crianças e adolescentes. Cerca
de 25% de seu público tem entre 4
e 17 anos.
Delgado, do Ministério da Saúde, reconhece estar preocupado
com a dificuldade das emissoras
de TV em substituir cervejarias
no patrocínio a eventos como futebol e Carnaval e diz que "uma
regra de transição será normal".
"É cair de novo no jogo da indústria", afirma Ana Cecília Petta
Roselli Marques, presidente da
Abead (Associação Brasileira de
Estudos de Álcool e Drogas).
"Álcool é álcool. O que acontece
é que a indústria criou uma imagem de que a cerveja faz menos
mal, o que não é verdade. O que
importa é a quantidade ingerida",
disse ainda Marques.
A lei atual, no quesito propaganda, já beneficia as bebidas fermentadas em relação às destilados. Estas últimas (vodca, uísque), de maior grau alcoólico, só
podem ser anunciadas após 21h.
"Somos contrários formalmente a qualquer restrição de horário", diz Marcos Mesquita, superintendente do Sindcerv (Sindicato Nacional da Cerveja).
Texto Anterior: "Instituição apenas exerce direito" Próximo Texto: Transporte: Estado reduz passe livre a doentes Índice
|