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Qualidade do ensino interfere pouco no PIB
DA SUCURSAL DO RIO
A qualidade da educação
contribuiu pouco para o
crescimento econômico dos
países da América Latina.
Segundo estudo do BID, o
crescimento do PIB verificado entre 1972 e 2000 se deve
muito mais ao aumento da
força de trabalho (ou seja, do
número total de trabalhadores) do que à melhoria na
qualificação da população.
O levantamento mostra
que a melhoria do capital humano foi responsável por
26% do crescimento do PIB
no período. Nos países do
leste asiático, esse percentual chega a 32%, enquanto
no sul da Ásia ele é de 35%.
Outro dado do estudo do
BID compara, em 17 países
da América Latina, o nível de
escolaridade da população
por faixa etária. Considerando apenas a população entre
55 e 59 anos, a média de 5,3
anos de escolaridade coloca o
Brasil na 11ª colocação.
Já entre os mais jovens (de
25 a 29 anos), a escolaridade
média no Brasil, apesar de
melhorar (8,1 anos), deixa o
país numa posição pior: a 14ª.
Outras pesquisas no Brasil
já haviam indicado que boa
parte dos alunos se mostram
satisfeitos com a educação.
No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por
exemplo, os alunos que responderam ao questionário
socioeconômico deram média 7,1 para os seus colégios.
O item que mais preocupava os estudantes, no entanto,
era justamente a preparação
para o mercado de trabalho.
Para 52% dos alunos que já
trabalhavam quando fizeram
o Enem, os conhecimentos
adquiridos não eram adequados ao que o mercado de
trabalho solicitava. Além disso, 73% disseram que o conteúdo aprendido tinha pouca
relação com a profissão.
Juliana Carvalho, 16, faz
parte desse contingente de
jovens que se diz satisfeito
com sua escola, mas tem dúvidas com relação ao futuro.
Aluna do colégio estadual
Souza Aguiar, no centro do
Rio, ela elogia os professores,
mas diz que se sente apenas
"mais ou menos" preparada
para o mercado de trabalho.
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