São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REGULAMENTAÇÃO

Norma para parques sai até 2010, diz ABNT

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil terá sua primeira regulamentação específica para parques de diversões até 2010, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Uma comissão especial foi criada ontem, no congresso Exponorma (que termina hoje em SP), para estabelecer regras para o setor.
Só em 2008, no mínimo três acidentes ocorreram em parques de diversões, deixando dois mortos e 14 feridos. "É o que se espera com a norma, que se reduzam os acidentes", afirma Francisco Donatiello, diretor técnico da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil, da qual partiu o pedido de regulação na ABNT.
Segundo Donatiello, a norma "vai focar na segurança" e deve reger desde a qualidade até as restrições de altura, peso e de fobias dos brinquedos. Do medo de altura a problemas do coração, tudo deverá ser exposto ao público.
Hoje, diz, os parques nacionais usam normas próprias e dos países de origem dos brinquedos. Só é preciso um alvará da prefeitura e uma autorização do Corpo de Bombeiros para abrir um parque.
Quando pronto, o projeto passará por uma consulta nacional. Ele deve virar lei em até 18 meses.
(WILLIAN VIEIRA)



Texto Anterior: Procuradoria pede R$ 2,75 bi de indenização a cervejarias
Próximo Texto: Nova regra de filantropia gera mais controle, diz ministério
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.