São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iniciamos uma mentalidade de controle, diz Véras

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos pontos que a reitora Maura Véras, que deixa o cargo hoje, destaca de sua gestão é ter criado na PUC-SP "uma mentalidade de planejamento". Abaixo, alguns comentários de Véras. Ela diz que agora voltará à docência (sua área é a sociologia), mas poderá aceitar "outros convites". (FT)

BALANÇO
[O período] Foi duro. Mas saio com consciência tranqüila.

CRISE FINANCEIRA
A PUC gerava déficit mensal de R$ 3 milhões. Quando ia aos bancos para pedir novos financiamentos, ouvia que a universidade estava conhecida na praça por não ter condições de resolver seus problemas.
A solução não foi fácil, implicou em enxugamentos. Mas inauguramos na PUC uma mentalidade nova, do planejamento, do controle austero.

AÇÃO DA IGREJA
Passou a ser uma parceira, vamos dizer assim. Foi avalista da dívida e passou a acompanhar o processo de perto.
Como avalista, acabou tomando a medida de enxugar a folha de pagamento. Sofremos esse impacto, mas a PUC continuou com sua rotina.

DIÁLOGO
Claro que sempre buscamos o consenso, mas aos poucos vamos vendo que isso é muito difícil em uma universidade do tamanho da PUC. Há muitas visões diferentes. Quando ganhei a eleição, disse que convidaria a comunidade para trabalhar junto. Foi o que a gente fez. Tive participação intensa dos colegiados superiores, que possuem a representação de professores, funcionários e alunos.

CRESCIMENTO
Mesmo com todos os problemas financeiros, conseguimos expandir academicamente, com dois novos campi. Fizemos também reformas curriculares em todos os cursos. A PUC sempre teve um corpo docente qualificado e dedicado. Isso ajudou a superar os desafios.

OUTROS PONTOS
Além da reengenharia financeira, fizemos uma reforma para tornar nossa estrutura administrativa mais dinâmica. Agora, graduação e pós-graduação estão mais integradas.
Também deixo prontos projetos para melhoria do espaço físico. Está pronto, alguns até aprovados pela prefeitura, mas, como sempre, faltam recursos.


Texto Anterior: Equilíbrio de contas marcou mandato de reitora
Próximo Texto: Advogado vence o Empreendedor Social
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.