São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motociclistas morreram 14% mais em 2006

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O número de mortes de motociclistas no Brasil aumentou 14% de 2005 para 2006, de 5.974 para 6.829. O dado contraria a queda verificada de um ano para o outro nas mortes por acidente de transporte, de 4%.
Os números se referem a todas as modalidades de transporte -aéreo, por carro, de bicicleta, marítimo, pedestres etc.
A cidade onde mais pessoas morreram em acidentes de transporte, em 2006, foi Barra do Turvo, em São Paulo, que registrou taxa de 273,4 mortos por 100 mil habitantes.
Em segundo lugar, aparece Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, local onde, em 29 de setembro daquele ano, o vôo 1907 da Gol colidiu com o jato Legacy, matando 154 pessoas. A taxa do município é de 203,2.
Já Barbalha, no Ceará, ocupa o terceiro lugar no ranking, com índice 183,4, e São Gonçalo do Rio Abaixo, o quarto, com taxa de 179.
Se considerado o período de 1994 a 2006, houve um aumento de 19% no número de mortes por acidente de transporte em geral-depois de anos de alta, elas passaram a cair após o Código de Trânsito Brasileiro (1998), voltaram a subir a partir de 2000 e caíram entre 2005 e 2006. O estudo não descarta, porém, que essa queda seja resultado de problemas na captação dos dados.
Após a apresentação do dado ontem, no "Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008", o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que a pasta estuda aumentar as multas para motociclistas nas propostas de modificação das regras de trânsito. "Estudos que têm chegado ao ministério mostram que o aumento das multas pode coibir a prática de infrações", afirmou.
Ele atribuiu os acidentes com motociclistas também ao "trânsito caótico" das grandes cidades e ao tempo curto que os condutores têm para realizar entregas.
O anúncio das medidas, segundo ele, deverá ser feito amanhã pelo ministro Tarso Genro (Justiça).


Texto Anterior: Mapa da violência: Líder de morte no trânsito tem buracos de 2m
Próximo Texto: Mapa da violência: Melhora posição de SP no ranking de mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.