São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faxineiro é achado morto em prensa do shopping West Plaza

Equipamento é usado para compactar papelão; possível "gambiarra" achada pela polícia pode ter causado acidente

Perícia vai apurar se houve adulteração na máquina; empresa responsável pela prensa só vai se manifestar após o fim de investigações

LUIS KAWAGUTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um auxiliar de limpeza foi encontrado morto em uma prensa compactadora de papelão dentro de uma área de carga do shopping West Plaza, na Água Branca (zona oeste), na noite de anteontem.
A polícia trata o caso como acidente de trabalho e afirmou que Cosmo Francisco dos Santos, 22, pode ter sido vítima de uma "gambiarra" -uma adaptação irregular do equipamento, supostamente feita por funcionários para que a prensa funcionasse mais rápido sem que fosse preciso o uso de uma porta de segurança.
Santos era funcionário da empresa multinacional Dalkia, que presta serviços gerais para o shopping. O corpo dele foi encontrado por colegas de trabalho por volta das 20h de anteontem. A cabeça do auxiliar de limpeza havia sido esmagada pela prensa de papelão.
De acordo com a polícia, a prensa possui duas portas de segurança -nas partes superior e inferior- para evitar acidentes. O equipamento estava programado para não funcionar se essas portas de segurança estivessem abertas.
Contudo, ao chegar ao local, policiais militares constataram que uma adaptação no sistema teria sido feita para que a prensa funcionasse com sua porta superior aberta. O objetivo seria que o equipamento funcionasse com mais rapidez.
A suposta "gambiarra" foi percebida pelos próprios PMs, que encontraram um fio que havia sido ligado em um dos botões de comando da prensa. Um exame de perícia que ainda não foi concluído deve determinar se houve ou não adulteração no equipamento.
A polícia também constatou que o funcionário treinado para operar a prensa não estava no local na hora do acidente.
Uma hipótese investigada é que Santos tenha tentado inserir papelão no equipamento sem a supervisão do responsável pelo equipamento. Ele teria caído na prensa e sido esmagado por causa da desativação da porta de segurança. Outra possibilidade é que Santos tenha acionado o aparelho por curiosidade e caído dentro dele. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a hipótese de suicídio é praticamente descartada.
A polícia constatou ainda que a prensa não tinha nenhum tipo de chave de segurança para impedir que ela fosse ligada por pessoas não-autorizadas.
A empresa Dalkia, responsável pela prensa, e o shopping West Plaza divulgaram notas sobre o acidente. A Dalkia disse que só vai se manifestar após o fim das investigações. Já o West Plaza não comentou sobre a possível gambiarra.


Texto Anterior: Disputa por presidência de entidade de arquitetos vai parar na Justiça
Próximo Texto: Detran de São Paulo anula multa de conselheiro de trânsito do Cetran
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.