São Paulo, segunda, 30 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão da ONU chega ao Brasil

da Sucursal de Brasília

Sete representantes da ONU (Organização das Nações Unidas) chegaram ontem a Brasília para coordenar a ajuda internacional no combate ao megaincêndio de Roraima.
Ainda não está definido se eles irão ao Estado. A missão deverá passar, pelo menos, dois dias na capital federal analisando informações sobre o incêndio.
Depois, deverá encaminhar a diversos países integrantes da ONU os pedidos de equipamentos e recursos materiais necessários para apagar o fogo.
Os componentes da missão têm grande experiência em situações de catástrofe.
O coordenador do grupo é Carlos Pereira, de Cabo Verde, especialista em calamidades, com atuação nas Américas e no Caribe.
Outros dois especialistas em calamidades são Manoel Pinelo, da Guatemala, e o peruano Luis Vallenas. Também fazem parte da missão o venezuelano Manoel Santana, perito em incêndios, o mexicano Rafael Capetillo, especialista em informações geográficas, a bióloga florestal argentina Laura Mezanos e o geólogo guatemalteco Jorge Giron.
No final de 97, a ONU ofereceu ajuda ao governo brasileiro para combater incêndios no Amazonas, mas a oferta foi recusada por pressão dos militares. Neste mês, o governo voltou atrás e decidiu aceitar a ajuda da ONU.
Ontem, os representantes das Nações Unidas não quiseram fazer declarações à imprensa antes da reunião com o coordenador da ONU no Brasil, Walter Franco, e com autoridades do governo envolvidas no combate ao incêndio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.