São Paulo, domingo, 30 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAUDÁVEL

CÂNCER
Quimioterapia pode ter menos efeito colateral

O tratamento do câncer com a quimioterapia poderá ser mais eficiente e menos tóxico. Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP conseguiram adaptar drogas amplamente utilizadas nesse tipo de tratamento à uma tecnologia desenvolvida por eles que reduz os efeitos tóxicos e colaterais. Fármacos utilizados no tratamento de cânceres de ovário, mama e leucemia foram adaptados e segundo os pesquisadores, tiveram a toxidade diminuída.

Geralmente as pessoas têm receio da dor [durante a aplicação da maquiagem definitiva]. Há uma visão errada, de que vai machucar a pele ou causar sangramento, o que não é verdade

LIGIA KOGOS, dermatologista

FDA aprova pílulas para antes da colonoscopia
O FDA (agência americana regulamentadora de fármacos e alimentos) aprovou a comercialização de uma pílula que poderá ser usada para limpar o intestino antes de uma colonoscopia, principal exame para detectar câncer de cólon. A pílula foi aprovada para pessoas maiores de 18 anos. A Sociedade Americana de Câncer estima que mais de 30 mil vidas podem ser salvas por ano por meio da realização do exame de câncer de cólon.

Cientistas anunciam feijão que provoca menos gases
Um grupo de cientistas venezuelano descobriu que um processo de fermentação do feijão com uma determinada bactéria pode diminuir a quantidade de componentes que causa os gases e também aumentar o valor nutritivo do alimento. Os gases são provocados por uma bactéria que vive no intestino grosso, encarregada de digerir substâncias que não são processadas anteriormente pelo organismo, como as fibras.

MEDICINA CHINESA
Livro aborda dados sobre acupuntura

O médico acupunturista Hong Jin Pai, diretor do Colégio Médico de Acupuntura, lançou um livro que explica a acupuntura como especialidade médica e suas indicações de forma clara e linguagem simples, acessível ao leitor leigo. Com várias imagens, o livro tira as dúvidas.

Quanto: R$ 29, em média. Onde: nas principais livrarias

Hospital de SP faz curso sobre doenças oculares
O Hospital Samaritano realizará no dia 3 de maio, às 19h30, um curso gratuito com o tema "Prevenção de Doenças Oculares". A palestra tem como objetivo falar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças como catarata, glaucoma, retinopatia hipertensiva e retinopatia diabética. A população poderá esclarecer suas dúvidas em linguagem acessível. Informações: 0/xx/11/3821-5871.

Unifesp busca 700 pessoas para pesquisa contra gripe
O Departamento de Geriatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) está selecionando pessoas com mais de 65 anos para participar de uma pesquisa sobre a vacina contra a gripe. O paciente será monitorado, via telefone, dos possíveis sintomas clínicos durante sete meses e terá de ir ao local duas vezes. A vacina será fornecida sem nenhum custo. Informações no telefone 0/xx/11/5084-3553.

Unicamp desenvolve produto para idosos desnutridos
A Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveu um produto dietético para idosos desnutridos. O composto possui dois tipos de proteínas -do soro do leite e do colágeno hidrolisado-, fontes de fibras solúveis e vitaminas do complexo B. Segundo os pesquisadores Valdemiro Carlos Sgarbieri e Fabiane La Flor Ziegler, o objetivo foi desenvolver um produto que suprisse algumas das principais deficiências na terceira idade.

MITO ou VERDADE?
Cortar o cabelo todo mês acelera o crescimento?
MITO.
Cortar o cabelo com freqüência não acelera o crescimento ou fortalece os fios. O que acontece é uma melhora estética do formato dos cabelos, pois, aparando-os eliminam-se pontas duplas que se formam naturalmente com o crescimento dos fios.

Luciano Barsanti, tricologista


Texto Anterior: Plantão médico: SP terá centro de divulgação científica
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Você ainda acha que a corrupção é o maior desperdício?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.