São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formação de professores está melhor

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

DO ENVIADO A BRASÍLIA

A formação dos professores melhorou nos últimos sete anos, mas o país precisará acelerar o processo de melhoria na qualificação dos docentes para cumprir a meta, estipulada pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), de ter todos os professores com formação superior até 2007.
No ensino médio, 89% dos professores possuem diploma de nível superior. Em 1996, essa porcentagem era de 86%. Da 5ª a 8ª série, a variação foi pequena no período. Os docentes com nível superior eram 74% em 1996 e passaram a ser 75% neste ano.
Nos níveis mais básicos, a qualificação média do professor é bem menor, apesar dos avanços. Da 1ª a 4ª série, 30% dos mestres têm nível superior (eram 20% em 1996), enquanto na pré-escola eles eram 18% e passaram a ser 27%.
Nesses dois últimos segmentos, a legislação não exige formação superior atualmente, mas passará a exigir em cinco anos. A LDB, aprovada em dezembro de 1996, estipula que a partir de 2007 "somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço".

Deficientes
A política do MEC de incluir alunos portadores de necessidades especiais em escolas regulares resultou em um recorde de matrículas. Em 2002, houve um aumento de 36% na matrícula desses estudantes em escolas comuns. O crescimento registrado em 2001 era de 23%.


Texto Anterior: Educação: Ensino médio cresce 4,6%, diz Censo Escolar
Próximo Texto: Educação: Unesp aprova unidades, apesar de protesto de alunos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.