São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exigências vão dificultar multa

DA REPORTAGEM LOCAL

A aplicação de multas de trânsito por uso de fone de ouvido e de viva-voz será restrita por causa das exigências para se flagrar o uso do celular nesses casos, segundo o Denatran. A autuação vai depender muito da avaliação do fiscal, o que pode gerar polêmica.
Nenhum motorista pode ser multado porque tem um aparelho de viva-voz no carro ou esteja com o fone no ouvido. Isso porque ele pode usar esses acessórios quando o carro estiver parado.
A multa de R$ 85,13 -além de quatro pontos na carteira- vai ser aplicada quando o motorista for flagrado usando o celular. Segundo o Denatran, o fiscal vai ter de avaliar a situação.
A recomendação do órgão é que o fiscal ou policial pare o veículo quando desconfiar que o motorista esteja conversando no celular e aí confira os equipamentos.
Segundo o Denatran, a orientação é que "na dúvida, não multe". O órgão nega que a intenção seja aumentar a arrecadação com multas. O objetivo é diminuir o uso do celular no trânsito. Segundo o Denatran, a frota do país é de 32 milhões de carros, mesmo número de celulares.


Texto Anterior: Celulares: Especialistas dizem que portaria não veta viva-voz
Próximo Texto: Panorâmica - Imprensa: Equipe do "Agora" é detida por dez horas após reportagem em escola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.