|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ANÁLISE
Universidades precisam ter autonomia e fazer o acompanhamento dos alunos
CIBELE YAHN DE ANDRADE
ESPECIAL PARA A FOLHA
A educação pode ser considerada, por um lado, como
um dos principais mecanismos de mobilidade social.
A efetividade deste depende essencialmente de que o
acesso e o desempenho escolar não reproduzam as desigualdades em relação à renda familiar e à condição de
raça e cor, entre outras que
marcam a heterogeneidade
da população brasileira.
No entanto, o maior impacto da educação, sobretudo superior, é o produzido no
desenvolvimento cultural,
que pode se traduzir em desenvolvimento econômico.
Desenvolver o ensino superior é estratégia essencial
ao interesse público mais elevado e não somente algo que
se defina no âmbito do interesse privado, da ascensão
social dos indivíduos.
As universidades podem
ter motivações diferentes para selecionar seus alunos.
Mas a ação efetiva da educação no indivíduo não termina no fim do curso superior.
Aí se iniciam os desafios do
aprendizado constante.
Este ponto é fundamental
e pode ser mal compreendido. A aceitação do vestibular
como mecanismo isento de
seleção, valioso num país
acostumado a privilégios,
tende a fazer crer que o melhor aluno é aquele com a nota mais alta e isso confunde
bom desempenho num exame com capacidade de desenvolvimento intelectual.
Este último pode ser encontrado num leque mais
amplo de estudantes de origens diversas. O que boas
universidades devem buscar
é a composição equilibrada
de -conhecimento de conteúdos fundamentais e capacidade de desenvolvimento
intelectual. O desafio só pode
ser enfrentado com autonomia das universidades e estudos de acompanhamento
dos selecionados em processos regulares ou em ações
afirmativas formulados para
corresponder a seus objetivos e propósitos maiores.
CIBELE YAHN DE ANDRADE é
pesquisadora do Núcleo de Estudos de
Políticas Públicas da Unicamp
Texto Anterior: Criação de lei federal divide a opinião de especialistas Próximo Texto: Moacyr Scliar: A jaqueta mágica Índice
|