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PALANQUE DE MASSA
Marqueteiros vitoriosos afirmam que partidos baseiam idéias em pesquisas, sem planejamento de longo prazo
Foco nos sonhos leva ao voto, diz publicitário
DA REPORTAGEM LOCAL
"O voto é a expressão romântica de uma esperança. Quem gerar
a esperança de forma mais concreta leva o voto." A afirmação é
do publicitário Roberto Duailibi,
sócio de uma das maiores agências do país, a DPZ, e com a experiência de três campanhas políticas: de Tancredo Neves, de Franco Montoro e de Mário Covas.
Ele cita dois casos para exemplificar sua tese. O primeiro é o projeto Cingapura, de Paulo Maluf.
"Um sonho recorrente da população mais carente é a casa própria,
mesmo que seja dentro da favela e
num apartamento pequeno."
O outro programa citado é o investimento realizado por Marta
Suplicy no transporte público de
massa. Segundo dados da prefeitura, os corredores de ônibus diminuíram o tempo de viagem pela metade em alguns percursos
dentro da cidade.
"O carro é um dos maiores objetos de desejo do homem, não importa sua classe social. Inconscientemente, o eleitor quer a qualidade do carro particular no
transporte coletivo. Se chega mais
cedo em casa, sua esperança foi
bem atendida", diz Duailibi.
Para o marqueteiro Chico Malfitani, que participou neste ano da
campanha vitoriosa de reeleição
de William Dib (PSB) em São Bernardo do Campo, "os projetos
embalados para consumo rápido
em eleições viraram uma praga
no Brasil". "É a forma mais fácil
de convencer milhares de pessoas
a votar em um candidato com
poucos minutos de propaganda
na televisão." Mas essa estratégia
pode reverter contra o candidato.
"Se ele alimenta uma ilusão, é eleito e não cumpre, é cobrado e perde sua credibilidade."
Duailibi e Malfitani confirmam,
sem citar nomes, que os grandes
partidos políticos definem parte
de seus projetos através de pesquisas qualitativas.
Funciona assim: levantamentos
estatísticos apontam os principais
desejos da população -cujas
obras e serviços nem sempre
coincidem com um planejamento
urbano de longo prazo adequado
para cada região. Com base nesse
estudo, os candidatos apresentam
projetos direcionados para suprir
essas aspirações.
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