São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Sebastião faz campanha para reduzir volume de dejetos

DA REPORTAGEM LOCAL

São Sebastião consegue reduzir em até 18% o volume de lixo que encaminha para o aterro sanitário de Tremembé graças a um sistema de coleta seletiva que contempla até o recolhimento de pilhas em baterias nos ônibus urbanos.
A cidade enfrenta um problema crônico para manter seu sistema de coleta, já que os caminhões precisam se deslocar até 60 km para chegar à Boracéia, no extremo da costa sul.
Além disso, o volume da coleta diária chega a quadruplicar durante os picos da temporada de verão, que começa agora.
Segundo o secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, o trecho entre as praias de Juqueí e Barra do Una chega a produzir, nesta época, o mesmo volume que toda a cidade gera fora do período. "O caminhão que coletava em um bairro inteiro fica cheio só ao passar em algumas ruas".
A implantação do sistema gerenciado de resíduos, diz, além de economizar com a exportação do lixo, ainda gera renda local. Emprega 32 pessoas, número que sobe na temporada. A campanha é feita em toda a cidade, com 75 mil habitantes.
Outra parte da coleta seletiva é realizada de forma anônima pelas pessoas que percorrem as praias recolhendo latas de cerveja e refrigerante para vender. "Estamos fazendo um trabalho grande com os resíduos da Petrobras, do porto, das clínicas médicas e odontológica. Hoje, achamos que o turista que vem à cidade também precisa se conscientizar." (JEC)


Texto Anterior: Prefeitos buscarão aterro regional único
Próximo Texto: Grupo no Rio trata agressor de mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.