São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Brechós na internet são alternativa de blogueiros para renovar guarda-roupa

BRUNA SANIELE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em época de crise, a melhor opção para renovar o guarda-roupa pode sair do próprio armário. Os brechós virtuais são um opção para comprar peças baratas e conseguir uma renda extra no fim do mês.
Analúcia Prado Batista, 36, webdesigner, fez o caminho da maioria das blogueiras-vendedoras-começou comprando e depois criou o seu (http//girlsonsale.blogspot.com), a cerca de seis meses. De acordo com ela, a intenção não é ganhar dinheiro- praticamente tudo o que ganha acaba gastando para comprar outras roupas.
Fã das marcas fluminenses, é nos blogs que ela consegue novas peças a baixo custo. "Quero mesmo é fazer uma reciclagem no guarda-roupa. O blog cria um intercâmbio cultural. A gente compra roupas de marcas de outro lugar que nem sempre acha aqui", comenta.
Para Nádia de Oliveira Barros Leal, 53, arquiteta de Barra Mansa (RJ) o blog www.vigosteilevei.blogspot.com foi a solução para vender o que ela e a mãe Ana, 80, guardavam no armário. Inaugurado em fevereiro, o blog já vendeu 15 peças entre roupas, calçados e acessórios. As vendas renderam cerca de R$ 800. "Entra um dinheirinho, mas o mais legal é que é uma coisa diferente, você fica conhecendo pessoas e amplia seu leque de amizades."
Para quem está sem dinheiro, a permuta também é estimulada. "Tem gente que gosta das minhas peças, e se ela tem peças que eu também gosto a gente troca", diz Tatiana Reis da Silva, 25, do blog www.mariafutrikeira.blogspot.com
No caso de Thatiany Maciel Pereira, 28, o brechó se transformou em profissão. Atualmente, ela vende roupas que já não quer mais e roupas novas, escolhidas especialmente para a venda no blog (http://paraasmeninas.blogspot.com).
Ela está vendendo cerca de 30 peças por mês. "As vezes eu fico com a maior preguiça de postar e as meninas ficam me cobrando, mandando e-mail. Dizem: "Cadê as roupas, eu tenho uma festa, um churrasco"", conta Thatiany.
O número de brechós é tão grande que já existe um um "shopping dos blogs" para agrupar novidades interessantes. Criado em junho deste ano pela advogada Isabela de Souza Nascimento, 23, de Salvador, o endereço http://vitrinevirtual08.blogspot.com, lista o que há de melhor em mais de 330 blogs. A página registra cerca de 400 visitas diárias.
"Quando eu criei o vitrine, minha intenção foi dar exposição para esses blogs. Gostava de ficar olhando o que tinha de novo, apesar de nem comprar tanto, até porque minha renda não permite. Com o blog eu ajudo quem não tem tempo para procurar em muitos blogs e dou uma força para quem vende, expondo as coisas legais que encontro pela internet", afirma Isabela.
Na maioria dos brechós virtuais, a compra é confirmada após o depósito do valor combinado e em seguida o pedido é enviado pelo correio. Não são feitas devoluções.
Para evitar contratempos, é melhor fazer uma pesquisa com quem já comprou no blog escolhido antes de se arriscar. "Essas compras são sempre na base da confiança, então é bom procurar saber com quem está fazendo negócio", afirma Isabela.


Texto Anterior: Comunidade gay do PR protesta contra cachaça "Cura Veado"
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: O prazer dos fotógrafos cegos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.