São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apesar de hotéis de luxo, vila tem problemas de infra-estrutura

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JERICOACOARA

Apesar da opulência de hotéis, pousadas e do grande fluxo de turistas, há vários problemas na infra-estrutura de Jericoacoara -entre os quais a falta de médico, de coleta de lixo, de fiscalização das construções, a prostituição e as drogas, que ameaçam a reputação do local.
A falta de médico teve como conseqüência a morte, há dois anos, de um turista carioca que praticava windsurfe e se feriu após uma manobra.
Outra, mais recente, foi de uma estudante de 15 anos, nativa, que teve uma arritmia cardíaca e foi deixada em uma sala no posto de saúde como se estivesse morta. Depois disso, os moradores do local chegaram a protestar, mas, até agora, não houve qualquer solução.
Os relatos sobre os problemas coincidem entre os moradores -inclusive os estrangeiros. "É normal que problemas como drogas e prostituição apareçam com o crescimento do local, mas, se houvesse um mínimo de controle e de policiais, tudo isso não seria tão evidente", disse o carioca Mário Nascimento, 49, há sete anos em Jeri.
Outro problema apontado foi que a vila deixou de ser uma APA (Área de Proteção Ambiental), em junho deste ano, e passou a ter status de área entorno de parque nacional. Com isso, dizem, a fiscalização ambiental teria sido afrouxada. Para o Ibama, porém, isso não aconteceu, pois as regras -que impedem iluminação nas ruas, prédios com mais de dois pavimentos e eletrificação subterrânea- continuam.
A reportagem procurou o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, o espanhol Sérgio Herrero Gimenez (PSDB), mas não conseguiu localizá-lo.


Texto Anterior: Sotaque estrangeiro domina turismo em Jeri
Próximo Texto: Invasão estrangeira provoca especulação imobiliária em Jeri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.