São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para prefeita, União tem obrigação de colaborar

DA REPORTAGEM LOCAL

"Ninguém está pedindo para a União pagar promessas de campanha feitas por outras pessoas, pois nem os cinco dedos da primeira gestão do presidente ele pagou." A declaração da prefeita Marta Suplicy sinaliza o tom do discurso que ela adotou ontem contra o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Esse ataque se referiu à campanha de FHC à Presidência em 1994, em que os dedos de uma mão simbolizavam promessas nas áreas de segurança, saúde, educação, agricultura e emprego.
A investida de Marta contra o governo federal ocorreu dois dias após declarações feitas pelo presidente a um programa da Rede Globo, no último domingo.
Questionado sobre a possibilidade de a União firmar parcerias com a prefeitura, FHC afirmou que não poderia "pagar" promessas de campanha que ele não fez.
Repetidas vezes a prefeita disse ontem que os problemas de desemprego e violência em São Paulo são "resultado direto da política econômica do governo federal", que, segundo ela, tem "obrigação" de colaborar com os programas sociais da cidade.
Marta disse que, ao solicitar recursos para parcerias, não está pedindo "esmolas", mas cobrando a responsabilidade da União. "O governo federal tem sim uma responsabilidade na política social aqui na cidade, pois parte dessa dificuldade que a cidade enfrenta vem da supervalorização cambial e da alta taxa de juros."
A prefeita também rebateu declarações feitas pelo presidente no último domingo, que afirmou que Marta não deveria se preocupar com grandes obras.
"As grandes obras na cidade não são obras que serão executadas pelo município, que nem arrecada o suficiente para dar conta de um milhão de crianças, saúde, pavimentação e todas as atribuições que tem hoje."
Segundo Marta, essas obras "deveriam ser executadas pelo Estado e pelo governo federal, que têm construído e investido pouquíssimo no Estado e na cidade de São Paulo".


Texto Anterior: Marta promete criar 100 mil empregos
Próximo Texto: Petista debaterá limite para dívida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.