São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 77 anos, Vai-Vai se despede do bairro do Bexiga

Ensaios da escola não serão mais nas ruas da região

DO "AGORA"

É graças à Vai-Vai, escola criada em 1930 e 12 vezes campeã do Carnaval, que o bairro do Bexiga virou sinônimo de samba na cidade e foi imortalizado em várias canções. Mas os dias de folia pelas ruas do bairro do centro estão contados: a partir do próximo Carnaval, os ensaios não serão mais por lá.
Como a quadra é pequena, os ensaios são na rua, exigindo a interdição de três quarteirões duas vezes por semana, entre 19h e 22h30. E a prefeitura já avisou: após esse Carnaval não permitirá mais a interdição.
A Vai-Vai será a primeira escola a ganhar um dos lotes cedidos pela prefeitura na área que deve ser a Cidade do Samba de São Paulo. O espaço fica no Bom Retiro, ao lado do Parque do Gato e do Estádio Municipal de Beisebol. A prefeitura quer que as escolas se instalem ali tanto para construir alegorias como para ensaiar.
A construção será de responsabilidade da escola. Segundo a diretoria, um engenheiro já se dispôs a projetar o espaço, que deve abrigar pelo menos 5.000 pessoas e um ateliê para a confecção de fantasias.
"Vamos buscar parcerias e doações para construir a quadra", afirma Thobias da Vai-Vai, presidente da escola. A quadra atual será mantida, mas usada apenas para reuniões da diretoria, assembléias dos sócios e projetos sociais. Todos os ensaios e outras festas ocorrerão na nova quadra, que deverá estar pronta até setembro.
As reclamações dos moradores das imediações da Vai-Vai são antigas. Nos dias de ensaio, uma quadra da rua São Vicente, outra da Lourenço Granato e uma terceira da Cardeal Leme são fechadas. Além do acesso difícil, outro problema é o barulho. Os ensaios terminam às 22h30 -porém, segundo moradores, o barulho continua. "Eles continuam por aqui, tomando cerveja e fazendo algazarra", reclama uma vizinha.


Texto Anterior: Homicídios e latrocínios apresentam queda
Próximo Texto: Rio Grande do Sul: Mãe identifica corpo de jovem morta em rafting
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.