UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraná dá exemplo de atendimento médico

DA REPORTAGEM LOCAL

Vencedor do Prêmio Criança da Fundação Abrinq 2002 no tema "Saúde do Bebê e da Gestante", o programa Família Participante, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, trabalha tanto com a preparação dos médicos quanto das famílias das gestantes. Os profissionais de saúde da unidade são treinados para receber e orientar as famílias. Estas, por sua vez, recebem informações sobre alimentação, higiene e recreação e outros assuntos ligados à criança.
Nos casos mais graves, quando há internação das crianças, os pais ou responsáveis podem permanecer em tempo integral dentro da unidade e participam de treinamentos que permitem que eles colaborem no tratamento.
E os resultados positivos já começaram a aparecer. Pesquisa feito pelo hospital mostrou que, acompanhada pela família, a criança costuma ficar oito dias internada. Desacompanhada, chega a ficar, em média, 17 dias.
Por esse motivo, o programa acabou virando referência para o Ministério da Saúde, que também desenvolve um Programa Nacional de Humanização Hospitalar.
A Abrinq irá sistematizar o projeto e difundi-lo em todo o país. Para isso, selecionará hospitais.

Texto Anterior: Infância: Ministério Público investiga rede pública hospitalar
Próximo Texto: Dá pra resolver: Grupos humanizam ambiente hospitalar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.