São Paulo, sábado, 31 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inauguração ocorre 3 dias após sair o Habite-se

Documento foi emitido pela Subprefeitura do Butantã uma semana após o seu pedido

Secretaria do Verde, no entanto, diz que shopping ainda não cumpriu todo o acordo ambiental, que inclui o plantio de árvores

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Shopping Cidade Jardim será inaugurado três dias depois de conseguir o certificado de conclusão de obras, o Habite-se. A Subprefeitura do Butantã (zona oeste da capital paulista) afirma que concedeu o documento após uma semana do protocolo do pedido -incluindo os dias do feriado prolongado de Corpus Christi-, pois todos os documentos pedidos estavam em dia.
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, no entanto, informa que ainda falta cumprir parte do acordo ambiental e que a autorização dada é parcial. Para permitir a remoção de árvores do local, a prefeitura fez um TCA (Termo de Compensação Ambiental) que previa a realização de imagens aéreas da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos para fins de fiscalização, plantio interno de 234 árvores e plantio externo, em praças e parques da região, de 594 árvores.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria do Verde, falta comprovação de plantio externo. Por conta disso, o órgão emitiu um Termo de Recebimento Parcial à subprefeitura no dia 6 de maio, véspera da primeira data anunciada para a abertura. O adiamento, segundo o shopping, foi por atraso nas obras.
Agora, o plantio externo pode ser comprovado em mais seis meses.
O subprefeito do Butantã, Mauricio Pinterich, afirmou que o Habite-se foi emitido rapidamente porque seus técnicos acompanharam e fiscalizaram a obra desde o início.
"A papelada, a gente conferiu dentro do prazo, que seria de dez dias, mas antes os engenheiros estiveram lá várias vezes. Chegamos a interditar a obra quando uma laje caiu e causou um acidente", diz.
O Habite-se da obra ainda é parcial, o que colabora para a aceitação de autorizações parciais como a da Secretaria do Verde. Outro documento deve ser emitido quando as três torres de apartamentos atrás do shopping estiverem prontas.
Há dois meses, o Bourbon Shopping Pompéia foi inaugurado sem o Habite-se, na zona oeste, e multado em R$ 23 milhões. A Subprefeitura da Lapa não concedeu o documento porque faltavam autorizações de alguns órgãos. Por causa disso, fez uma inspeção em que encontrou diferença na planta original e na construção. Novas plantas foram apresentadas, e o Habite-se está em estudo, mas o primeiro recurso da multa não foi aceito.

Árvores reaproveitadas
Todas as lojas do Shopping Cidade Jardim são voltadas para o jardim central, que é a base do paisagismo.
Algumas das árvores plantadas no térreo têm mais de dez metros de altura e copas que alcançam o terceiro andar.
"Pegamos as árvores mais expressivas do terreno, deixamos em um viveiro e agora replantamos", conta Zeco Auriemo, presidente da JHSF, que desenvolveu o shopping. Os visitantes podem inclusive conferir o nome das espécies em plaquinhas ao lado das raízes.


Texto Anterior: Novo shopping de luxo abre hoje com 120 lojas e spa
Próximo Texto: Walter Ceneviva: Ganhamos todos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.